A Prefeitura de Toledo divulgou a lista de beneficiários no Programa Atleta na Universidade. Na terceira edição, 30 bolsas de R$ 400,00, repassadas mensalmente em 12 parcelas, serão destinadas aos atletas do município que se destacam em nível estadual, nacional e internacional. O programa consiste na concessão aos atletas de rendimento, filiados a federações e confederações olímpicas ou paralímpicas.
O diretor responsável pelo Setor de Base e Estrutura da SMEL, Franz Menegasso, explicou que o programa tem por finalidade manter o atleta ativo no esporte, adquirindo experiência na modalidade em que tem aptidão. “O objetivo é qualificar a e ampliar a base esportiva local, para um melhor desempenho dos atletas em competições esportivas, bem como minimizar a evasão de atletas para outros centros. O programa tem a intenção de manter o atleta toledano defendendo Toledo em competições”.
Um dos atletas selecionados, Alisson de Souza Vasconcellos, disse que sem o Atleta na Universidade, ele não estaria estudando em um curso superior. “O auxilio é fundamental, pois me ampara nas despesas do curso”, disse o atleta do badminton que fez o recadastramento do Programa e terá o benefício pelo segundo ano.
Os beneficiados terão de dedicar cinco horas semanais em programas esportivos, além de fazer parte das equipes oficiais que representam Toledo nos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), Jogos Abertos da Juventude do Paraná (JOJUP’s), Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAP’s), campeonatos estaduais e nacionais. A secretaria de Esportes e Lazer e presidente da Comissão de Avaliação, Marli Gonçalves Costa, comentou que o programa facilitou muito para os jovens atletas. “Além de ganharem a bolsa auxílio para ajudar a bancar as despesas com faculdade, também podem continuar perto de casa e representar seu município nas competições”. A comissão avaliadora ainda contou com os técnicos desportivos que fizeram a seleção foram André Rogério Palm Alcará, Anita Inês Klemann, Fabiano Fuscarini de Oliveira, João Carlos Belloto, José Caracuel Gimenez Junior, Lourdes Kappes, Mauro José Ansolin e Tatiana Figueiredo Pedroso.
Para manter a bolsa o atleta deve fazer uma avaliação semestral, e renovar a comprovação de frequência e rendimento na instituição de ensino.Também o técnico esportivo da SMEL, responsável pela categoria de treinamento que o atleta frequenta, deverá atestar que está incluído no programa de rendimento da secretaria. Assim como frequentar regularmente as aulas do seu curso durante a vigência da bolsa, permanecer com coeficiente de rendimento igual ou superior ao necessário para aprovação em todas as disciplinas cursadas no ano em que estiver recebendo a bolsa.
Os 30 atletas selecionados em primeiro momento deverão entregar todos os documentos solicitados, incluindo os dados bancários na Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo, obrigatoriamente até o dia 23 de fevereiro, às 17h, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Os que não apresentarem até a data limite tem a vaga repassada para os outros 16 que aguardam em segunda chamada.