1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Condomínios de inseminação artificial recebem nitrogênio líquido

Saindo do caminhão numa temperatura de aproximadamente -200 graus Celsius, o nitrogênio líquido representa o elemento conservante indispensável para os produtores de leite dos condomínios de inseminação artificial. Na segunda-feira à tarde (9),  no Centro de Eventos Ismael Sperafico, a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento realizou mais um abastecimento a fim de que a qualidade do sêmen siga sendo reproduzida na pecuária de Toledo.

10/05/2011 - 14:02


“É uma iniciativa que está inserida dentro do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos leiteiros da prefeitura e que reúne 400 produtores em 27 condomínios de inseminação artificial”, explica a médica veterinária Eliane Sperafico, classificando a ação municipal como um incentivo direto os produtores. “A aquisição do nitrogênio trata-se de um auxílio para que eles possam reduzir os custos dos produtores em cada inseminação”.
Produtor há 25 anos, Carlos Bender constata como fundamental o apoio da prefeitura. “A cada trinta dias, a gente vem aqui para evitar que o nível do botijão de nitrogênio baixe, prejudicando a qualidade do sêmen.  Em caso contrário, tudo se perde”, analisa Bender, explicando que o mercado vende o litro do material ao preço de quatro reais. Cerca de 2.100 doses de sêmen ficam armazenadas em cada botijão com 20 litros de nitrogênio líquido. A Prefeitura de Toledo distribui, de forma subsidiada, em média 4 mil de doses de sêmen por ano aos condomínios.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29