A unidade vai atender ao público estudantil e também a comunidade e trabalhadores da região. “É uma experiência que iremos fazer. A Unioeste tinha esta necessidade de um local para os seus estudantes realizarem as refeiões e a Prefeitura de mais um ambiente para um Restaurante Popular. Vamos unir estes dois públicos em uma única estrutura”, explicou o prefeito Beto Lunitti. A previsão é de que sejam servidos mil almoços por dia no local.
O prédio foi construído com recursos estaduais e a Prefeitura, por meio da Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social), irá disponibilizar as refeições e o quadro de servidores municipais. “A proximidade com a comunidade será um grande avanço para a Unioeste. Queremos estar mais inseridos no ambiente dos moradores e o RPU será um elo com a população”, destacou o diretor geral do Campus de Toledo Unioeste Remi Schorn.
Mais duas unidades
A Prefeitura de Toledo, além do RU, vai abrir outras duas unidades. Os projetos de adaptação de dois centros comunitários já estão prontos e a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur) deve iniciar, nos próximos dias, as intervenções necessárias para o funcionamento dos restaurantes populares.
Os bairros beneficiados serão os Jardins Panorama II, com 300 refeições, e Gisela, 400. No Jardim Europa e na Vila Boa Esperança já são utilizadas as sedes de associações de moradores para o funcionamento dos restaurantes. A ocupação de estruturas já existentes diminui custos e promove um melhor aproveitamento dos prédios públicos, sem causar transtornos aos moradores, já que estes locais tem utilização concentrada nos fins de semana e período noturno.