Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a inflação no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2016 fechou em 11,31%. Após estudos realizados pela equipe de Governo, o prefeito anunciou que concederá esse índice integralmente no vencimento dos servidores. “Já que tínhamos a presença dos representantes do Sindicato aproveitamos para divulgar o índice de reposição salarial. Nós prevíamos uma inflação de 8,5% a 9%, mas como o INPC foi superior a isso, faremos os ajustes orçamentários, diminuiremos a capacidade de investimentos para cumprir a reposição da inflação nos vencimentos dos servidores”, explicou o prefeito.
“É importante ser dito que os prefeitos da região e alguns prefeitos do Brasil estão com dificuldades e não estão dando a reposição total dos índices, alguns estão inclusive parcelando esse reajuste. Toledo sempre prima por uma boa gestão, transparência da gestão e pelas boas relações institucionais está tratando isso com carinho, com responsabilidade, com dedicação e repõem todo o índice inflacionário para o servidor”, completou.
Lunitti também anunciou que em discussão com os representantes sindicais, será feita a adequação dos agentes da Guarda Municipal à Lei Federal 13.022/14 que rege as guardas municipais em todo Brasil. “Vamos fazer todo o processo que nos compete e enviar o projeto para a Câmara de Vereadores adequado ao Município de Toledo”, afirmou.
Em relação ao estágio probatório para os ocupantes de cargos de comissão (CC’s), foi definida uma Comissão formada por representantes dos vereadores, dos servidores e do Governo Municipal. O prefeito assinará uma portaria constituindo a comissão, que terá um prazo de 120 dias a contar de primeiro de março para que os membros pesquisem alternativas legais e apresente um relatório sobre as possibilidades de se resolver esse impasse. O principal problema é que no caso de servidores que estão no período probatório assumirem cargos de comissão, sua carreira é congelada.