Neste sábado (20) acontece no Jardim Porto Alegre mais uma ação do Ecoponto Itinerante, na Praça Menino Deus. No local, a população vai poder descartar geladeiras, fogões, móveis velhos, materiais inservíveis e que acumulam água, mantendo os quintais limpos a fim de evitar a formação de criadouros de mosquito Aedes Aegypt, transmissor de doenças como a Febre Chikungunya, Dengue e Zika Vírus. A ação será realizada das 8h às 12h.
Este ano o Ecoponto Itinerante já recolheu 485 toneladas de materiais inservíveis que podem causar danos à população. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Edemar Rockembach, a ação possui diversos benefícios. “O projeto já se transformou em uma ação de cidadania e de desenvolvimento sustentável. É a possibilidade de a sociedade destinar corretamente seu lixo e evitar o descarte ilegal de resíduos”, explicou o secretário.
“O Jardim Porto Alegre é um grande bairro que apresenta cinco casos de dengue confirmados. É preciso que todos se mobilizem e façam a sua parte, levando os materiais até o local indicado”, alertou Edemar, que ainda chamou a atenção para o descarte de materiais em locais inadequados. “O cidadão que depositar estes materiais em locais inadequados pode sofrer punição por crime ambiental e gerar penalidades. É a lei”, finalizou.
Entrega de maquinários
Durante o Ecoponto Itinerante ocorrerá a entrega simbólica de dois maquinários para o Aterro Sanitário de Toledo, um trator de esteira e uma pá carregadeira. Os equipamentos que o aterro possui já se encontravam muito sucateados e com um caro custo operacional. “Os maquinários irão melhorar na manutenção das células de deposição e evitar problemas de compactação. Isso trará mais confiabilidade de serviço bem feito”, afirmou o responsável pelo aterro sanitário, Flávio Augusto Scherer. Além disso, o aterro também receberá um caminhão vasculante para o transporte de terra e recobrimento do solo.