No total, 31 cargas de resíduos receberam o descarte correto. Após o término do recebimento, iniciou o trabalho de limpeza da Praça da Paróquia Menino Deus. As atividades se estenderam até o início da noite. “Foi um volume muito grande de materiais entregues. Após o recebimento demos continuidade ao trabalho de encaminhamento destes resíduos ao Aterro Sanitário. A limpeza total da Praça terminou por volta das 19h”, disse o prefeito Beto Lunitti.
Outro destaque é o envolvimento cada vez maior da comunidade. “Nas primeiras ações tínhamos apenas os servidores municipais – coordenadores, diretores e secretários – realizando a coleta. Hoje mais pessoas tem se envolvido, como o Ecomigo e a própria comunidade”. Esta participação, segundo Beto Lunitti, demonstra o respeito dos toledanos ao meio ambiente. “É uma ação cidadã e nossa população está demonstrando a preocupação com o risco das doenças que podem ser transmitidas por toda esta sujeira”, disse.
Além da limpeza, a principal meta é diminuir os riscos de doenças, principalmente as transmitidas pelo Aedes aegypti. “Temos esta preocupação e queremos diminuir ao máximo o risco de proliferação da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”, disse o diretor geral de Saúde em Toledo, Fernando Pedrotti, que também auxiliou nos trabalhos do sábado. Pedrotti ainda lembrou que os Ecopontos Itinerantes estão seguindo um cronograma ditado pelos números destas doenças. “Bairros com maior incidência de casos tem sido escolhidos semanalmente para receber o Ecoponto”.
O próximo Ecoponto Itinerante está marcado para o sábado (26), das 8h às 12h, no Jardim Fachini, nas proximidades da Escola Municipal Waldyr Becker.