O “Programa de Excelência de Ginástica Rítmica de Alto Rendimento” da GRD-Associação de Toledo receberá recursos do imposto sobre a Renda a pagar por meio da Sanepar, possibilitada pela Lei de Incentivo ao Esporte autorizado pelo Ministério do Esporte e do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016) do Governo do Estado do Paraná, que oferece bolsas a 1600 atletas e técnicos.
O secretário de Estado do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício destacou o apoio da Secretaria ao esporte no estado. “A divulgação, estudos e estímulo de ações para que os cidadãos paranaenses tenham uma vida saudável, através da prática de esportes e de exercícios físicos, têm sido uma preocupação permanente desta Secretaria, que trabalha para viabilizar, dentro do possível, todas as boas sugestões que nos são encaminhadas, como é o caso mencionado pelo deputado José Carlos Schiavinato do projeto desenvolvido pela GRD - AssociaçãoToledana.”
Para a gestora responsável da GRD - Associação Toledana o patrocínio da Sanepar pelo segundo ano consecutivo é de fundamental importância para a continuidade dos trabalhos. “Sem esses recursos não conseguiríamos continuar nosso trabalho, que em resumo, tira crianças das ruas para transformá-las em campeãs olímpicas”.
Schiavinato elogiou a rapidez com que o pedido foi atendido pela secretaria de Esportes e Turismo. “Isso mostra a importância desta modalidade tão bem praticada em Toledo. A GRD virou um dos grandes símbolos da nossa cidade e referência no Brasil e parte de todo esse reconhecimento vem também através deste patrocínio”.
Em agosto de 2015 a ginasta Angélica Kvieczynski, medalhista dos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá, e a sua técnica, Anita Klemann, foram homenageadas pelo governador Beto Richa, em solenidade no Palácio Iguaçu em Curitiba.
Angélica ganhou duas medalhas de bronze, nos aparelhos arco e fita. Em 2011, havia conquistado quatro medalhas, sendo bronze no individual geral, na bola e no arco, e prata na fita. Morgana ganhou duas medalhas de ouro, no conjunto geral e conjunto de fita, e uma de prata, no conjunto de arco e maças.
A Lei
A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 – permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas, até 6% do imposto devido.
O Programa
O Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP) do Governo do Estado Paraná foi criado há quatro anos e é o maior projeto de fomento ao esporte olímpico e paraolímpico entre os estados do Brasil. Tem o objetivo de tornar o Paraná em uma potência no esporte e contribuir para o desenvolvimento social dos atletas