O Programa Atleta na Universidade contemplou mais 30 atletas. A homologação dos beneficiados no Programa aconteceu nesta terça-feira (23), no Auditório Acary de Oliveira. Os selecionados para o projeto atenderam aos requisitos previstos no edital e vão receber um auxílio de R$ 400 mensais para representarem o município em competições oficiais e ainda atuando nos programas do município.
Uma das atletas contempladas com o benefício é a judoca Jessica Gomes Davi do Carmo. Para ela a principal vantagem do Programa é apoiar o jovem no ingresso em um curso superior. “Vamos poder estudar Educação Física, algo que a maioria dos atletas sonha em fazer, e permanecer competindo, treinando, além de contribuir para a formação de novos atletas”. A judoca lembrou que sem a bolsa ela não teria condições de ingressar na faculdade, evitando que o atleta abandone o esporte para seguir carreira profissional em outra área. “Assim continuamos representando o município em competições oficiais por mais tempo. Só temos a agradecer a Prefeitura por este apoio”, disse.
Os contemplados deverão dedicar cinco horas semanais em programas esportivos e recreativos, além de fazer parte das equipes oficiais que representem o município de Toledo nos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), Jogos Abertos da Juventude do Paraná (JOJUP’s), Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAP’s), campeonatos estaduais e nacionais e estar em plena atividade esportiva. Os bolsistas estão nas modalidades de voleibol (sete), judô e futsal (quatro), ginástica rítmica, futebol e basquete (três), paradesporto (dois) e badminton, rúgbi, karatê e handebol (um). “Todos os selecionados auxiliarão, com as suas cinco horas semanais, no desenvolvimento da modalidade”, disse a secretária de Esportes e Lazer Marli Costa.
Segundo ela, o Programa, inédito no Brasil, é mais um benefício que se soma aos incentivos promovidos pelo Governo Municipal para os desportistas toledanos. “Já temos o Passe Atleta, que facilitou a participação dos atletas nos treinamentos das equipes de rendimento e agora vamos poder melhorar ainda mais a vida destas pessoas que contribuem significativamente com o esporte me nosso município”, afirmou.
Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti, destacou a importância da implantação de políticas de esporte como forma de prevenir problemas sociais e deu destaque as conquistas da SMEL em competições oficiais de 2014. Beto lembrou o terceiro lugar nos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), disputados em Toledo, e o título de campeão geral da Divisão B dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). “É fruto de um trabalho consistente e eficiente, desenvolvido por profissionais gabaritados, da área, com conhecimento técnico”.
O evento contou ainda com a presença dos representantes das empresas apoiadoras do Projeto, Bicicletaria Avenida e Fornari Confecções, os representantes da Câmara Municipal, vereador Rogério Massing e vereadora Sueli Guerra, e servidores municipais.
Beneficiados em 2016
Jessica Gomes Davi do Carmo – Judô
Dara Catarina Hartmann – Judô
Alisson de Souza Vasconcelos – Badminton
Simone Maiara Luiz – Ginástica Rítmica
Giovana Kelly Sordi – Voleibol
Angélica Cristiane Kvieczynski – Ginástica Rítmica
Amanda Carvalho Welter – Rúgbi
Erika Daniele Ribeiro – Basquetebol
Guilherme Augusto da Silva – Basquetebol
Patrícia Katarine da Silva Klemann – Ginástica Rítmica
Daniele Schmidt Ferreira – Voleibol
Evandro da Silva Veiga – Voleibol
Tauana Ritter – Karatê
Erica Cordeiro de Souza – Judô
Cleisson Ferreira Morelli – Judô
Ana Flávia dos Santos Cardoso – Voleibol
Matheus Guilherme Stuani – Handebol
Maria Solange Preto de Cavalheiro – Paradesporto
Thiago Vedovatto – Futebol
Maurício Alexandre Bonissoni – Futebol
James Francisco Klank Júnior – Futsal
Rodrigo Augusto Crespão – Futebol
Vanderleia Gimenes – Paradesporto
Bruna de Oliveira Moroldi Romero – Vôlei de Areia
Giovani da Silva Coelho – Voleibol
Luan Anderson Neuberguer – Voleibol
Felipe Luiz dos Santos Faria – Futsal
Alexsandro Tiete de Azevedo – Futsal
Márcio Martin Ribeiro – Basquetebol
Guilherme Gaio – Futsal