O encontro teve a participação de aproximadamente 350 professores, divididos em dois períodos. Este encontro abriu os trabalhos que seguirão até o mês de novembro, totalizando 40h de estudos. A coordenadora do Projeto de Extensão, Terezinha da Conceição Costa Hübes, explicou a importância de se elaborar pesquisas em ensino e extensão. “O eixo central são as sequências didáticas que é a nossa metodologia de trabalho. É um repensar sobre o ensino da Língua Portuguesa, um refletir sobre o ensino da leitura, da escrita nos anos iniciais”.
Para a diretora da Escola Municipal Vereador José Pedro Brum (CAIC), Marisa Ramos dos Santos Cardoso, professora há 35 anos na rede municipal, a formação dos profissionais da educação é uma necessidade. “À medida que um professor é bem informado ele não deixa passar nada em branco, tudo se transforma em subsídio para ele alfabetizar, para ele ensinar e formar um ser humano”. Marisa ainda classificou o evento como inovador. “A gente está sempre aprendendo mais”.
Para reforçar o estudo, a teoria, o processo de amadurecimento dos estudos teorias/prática, a coordenadora de Alfabetização e Letramento da SMED, Silvana Martines, confirma a necessidade desse evento que tem por função atestar a relevância da alfabetização. “Porque a nossa responsabilidade em sala de aula é muito grande, nós trabalhamos com seres humanos, crianças ávidas de sabedoria, de quererem saber mais. E o professor precisa ir muito além precisa estudar”, concluiu.