Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Escolas municipais receberam 80 lousas digitais, nesta quinta

Investir em tecnologia contribui para diminuir o descompasso entre escola e sociedade, avalia Secretária de Educação

25/02/2016 - 17:07


As escolas municipais de Toledo receberam na tarde desta quinta-feira (25), oitenta das 100 lousas digitais adquiridas pelo município. Um investimento de R$ 350 mil que pretende qualificar o processo de ensino aprendizagem. A Escola Municipal Miguel Dewes, de Dez de Maio que já usa a tecnologia há dois anos, deu uma aula demonstrativa para a plateia. As crianças garantem que aprender ficou mais interessante depois da chegada da tecnologia na sala de aula. Os equipamentos serão distribuídos de forma per capita. Escolas com mais alunos receberão quatro quadros interativos. O objetivo é colocar a tecnologia a disposição de todas as escolas.

A coordenadora da Escola Miguel Dewes, Dirce Kulzer conta que na sua escola a lousa digital chegou por meio do Ministério da Educação e que os resultados, já podem ser observados pela comunidade escolar. “Desde o início a nossa proposta era de que os professores usassem todos os recursos que este equipamento nos oferece, por isso promovemos uma capacitação para o uso desta tecnologia. E já foi possível observar uma melhoria na qualidade das aulas, já tínhamos diversos materiais didáticos para aprimorar o trabalho e esta tecnologia veio se somar a isso”.

Para a coordenadora a tecnologia aproxima a escola da realidade da sociedade. “As crianças gostam de tudo que está ligado a este universo: televisor, computador, tablet e celulares... e este equipamento traz para sala de aula uma tecnologia que as crianças já têm acesso fora da sala de aula, o que torna a aula mais agradável, facilitando o entendimento dos conteúdos”.

Dirce lembra que ao iniciar o uso do equipamento os professores se sentiram desafiados. “No início houve um pouco de receio do novo, porque precisamos buscar novos conhecimentos, uma formação para o uso desta tecnologia, mas logo todos se dispuseram usar esta ferramenta, pois nossa equipe está sempre pronta para buscar esta qualidade do ensino lá na escola”.

E quem aprovou a tecnologia foi Isabele Cristini Kotz Klieman, nove anos, aluna do 5º ano. “Mudou muito! A gente pode usar as imagens, escrever no quadro interativo. É mais gostoso estudar assim. A gente já pesquisou sobre o globo geográfico, sobre os animais... a gente faz um monte de atividades. Dá mais vontade de estudar e até melhorou as notas”, comemorou.

A secretária de Educação, Tania de Grandi destacou o valor pedagógico do investimento. “Se formos olhar na história da educação, sabemos que vamos precisar mais tempo para termos menos descompasso entre a escola e a sociedade. Queiramos ou não, temos uma sociedade voltada à tecnologia e a escola precisa acompanhar estes recursos, nada substitui a ação pedagógica planejada e reflexiva do professor. Entretanto, a administração municipal entende que, se nossas escolas estiverem providas de recursos tecnológicos teremos mais uma ferramenta a disposição dos professores para planejar o conteúdo, de forma atrativa para que os saberes cheguem ao nosso aluno, ou seja, o processo pedagógico acontece com maior qualidade”.

A entrega de 80 das 100 lousas adquiridas pelo município foi comemorada pelo prefeito, Beto Lunitti. “’Nestes três anos temos tido uma postura firme, no sentido de garantir avanços na política de educação tanto nos aspectos estruturais, de manutenção e cuidado com os espaços escolares, quanto de formação e contratação de professores, também na inclusão de alunos no tempo integral, e também, como a inserção de tecnologias como estas que entregamos hoje, o que com certeza vai qualificar ainda mais o processo de construção do conhecimento. Temos como meta futura atingir a totalidade de salas de aula com esta tecnologia”.

O prefeito lembra a ação do município para melhorar a conectividade nos espaços públicos. “Estamos licitando toda a conexão em fibra ótica para todas as escolas, Cmeis, Unidades de Saúde, todos os prédios públicos urbanos. Isto nos dará mais condições técnicas para avançarmos nos serviços”.  Este ano, o município deve investir cerca de
R$ 1,5 milhão em tecnologias, deste investimento 50% deve ser para a educação.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px