As aulas terão início na terça-feira (01), no Parque dos Pioneiros, das 9h às 11h. Os interessados em participar devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) ou comparecer no local das atividades em horário de aula. Segundo a responsável pelo Setor do Paradesporto da SMEL, Sandra Schossler, a canoagem paraolímpica de Toledo conta com nove atletas. “Nós possuímos três barcos por hora, ou seja, os atletas se revezam a cada hora para a prática. Nossa intenção é expandir esse número conforme o aumento da demanda de treino”, relatou Sandra.
Ainda de acordo com a coordenadora, a paracanoagem promove a iniciação de uma qualidade de vida. “A modalidade promove o fortalecimento do tronco, principalmente para os cadeirantes. Toledo conta com 13 modalidades paradesportistas e iremos evoluir cada vez mais”, comentou. A presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Vanderleia Gimenes, disse que está muito feliz com o desenvolvimento da modalidade no município. “Muito se fala em investir no paradesporto, mas pouco se faz. O esporte de Toledo mostra muito apoio às atividades e colocará em prática o esporte voltado aos paratletas. Com certeza está fazendo história”, relatou Vanderleia. A presidente ainda destacou a importância do esporte para os portadores de deficiência. “O envolvimento com o esporte faz o atletas evoluir. O mais difícil é enquadrar os atletas nas modalidades e convencê-los a praticar o esporte. Mas depois disso, eles percebem que só tem a ganhar”, declarou a presidente.
Segundo a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, o paradesporto de Toledo está cada vez mais forte. “As metas planejadas com os profissionais da área e atletas estão sendo cumpridas em sua integralidade. O município de Toledo está se tornando uma referência em iniciativas esportivas e de lazer”, comentou a secretária da SMEL, Marli Costa.
Presente no evento, o prefeito Beto Lunitti destacou os avanços no esporte toledano. “Temos um foco no que tange as ações esportivas do município. Temos mais de 50 modalidades atendidas e isso demonstra a importância dada aos desportistas, por meio de Programas como Passe Atleta, Atleta na Universidade, Lei das Próteses, Esporte Cidadão, entre outros”. Beto também destacou a boa parceria com a Camara Municipal e agradeceu a presença dos vereadores Tita Furlan, Rogério Massing e Airton Savello no evento.