“A técnica da equipe, Daniela Villegas já esteve aqui com atletas em 2013, no ano seguinte, em 2014, novamente, e em 2016 estive por uma semana treinando no Chile. Agora elas retornam a Toledo para mais uma temporada de treinos e aperfeiçoamento”, destacou a professora Gracieli Morais, que acompanha as atletas. “Será um período de treinos intensos, com preparação física e técnica, condicionamento físico e melhoria das coreografias”, acrescentou a técnica.
Para ela, este intercâmbio é muito importante e um reconhecimento ao trabalho realizado pela Sadia em Toledo, servindo de estímulo extra para continuar aperfeiçoando cada vez mais. O Brasil, diz ela, com atletas premiadas no individual e conjunto em competições pan-americanas e sul-americanas, é referência na ginástica rítmica para a América Latina. Com isso, Chile, Colômbia, Argentina, Bolívia, Cuba, entre outros países, já procuram a Sadia para aperfeiçoar o treinamento que já fazem em seus países. ”Com a Europa, temos muito ainda que aprender, mas para a América Latina, o Brasil é referência na ginástica Rítmica e pode dar a sua contribuição. É isso que estamos fazendo com as atletas do Chile”, enfatiza Gracieli.
Em Toledo, as atletas Antônia Araya, 16 anos, que vem pela primeira vez, e Kyara Gutierrez, 17 anos, pela segunda vez treinando com a Sadia em Toledo, vão realizar treinos diários, durante 8 horas, de segunda a sexta. As ginastas terão preparação física juntamente com as demais atletas da equipe de GR da Sadia, aulas de balé e aperfeiçoamento nas coreografias, montadas em conjunto com a técnica chilena ainda no ano passado. “Precisamos melhorar as coreografias, fazer os últimos ajustes, e intensificar o condicionamento físico para que elas consigam executar o que foi proposto para as séries”, explica Gracieli.
O intercâmbio entre os dois países surgiu em competições internacionais, como os campeonatos sul-americanos e pan-americanos. “Os técnicos de outros países vem o nosso trabalho, o resultado conquistado por nossas atletas e a partir disso fazem contatos, visando estreitar os relacionamentos e realizar parcerias para que suas ginastas também alcancem um nível mais elevado e como as nossas ginastas conquistem um lugar no pódio. Isso é muito positivo e traz um reconhecimento importante ao trabalho realizado em Toledo pela Sadia, servindo de incentivo para melhorar cada vez mais”, finaliza Gracieli.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.