Iniciar um curso superior já é uma notícia que deixa qualquer calouro empolgado. Agora se o curso for de Medicina e a universidade for a Federal do Paraná (UFPR) com certeza as emoções se multiplicam. E foi assim nessa segunda-feira (29), quando iniciou o prazo para os acadêmicos confirmarem suas matrículas no campus de Toledo, a ansiedade para o início das aulas era notória. Mesmo com prazo até a quarta-feira (02), a maioria dos estudantes compareceu ainda pela manhã para legitimarem sua participação no curso.
O prefeito Beto Lunitt deu as boas vindas para os acadêmicos e procurou tranquilizá-los quanto à cidade e ao novo local de estudos. Beto disse que também está na expectativa de ver a cidade melhorar seu sistema de saúde com a formação desses novos profissionais.
A turma de 30 alunos que inicia suas aulas no próximo dia 21 de março é formada, em sua maioria, por alunos da região Oeste. Mas também conta com integrantes vindos do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Manoela Ferreira da Cruz Neta, tem 18 anos e veio da cidade de Goiânia, Goiás. Ela já conhecia Toledo, pois tem parentes na cidade, mas desta vez veio pra ficar. “É muita ansiedade, estou curiosa pra conhecer o método de ensino, os professores e começar a estudar. O próprio curso, como é a primeira turma, sabemos das dificuldades, mas sei que só temos a ganhar”, afirmou uma das mais jovens acadêmicas.
Ela contou que esse é o primeiro contato presencial que os alunos tiveram, até então eles só se conheciam por meio das redes sociais e da internet. O toledano de Novo Sobradinho, Nathan Henrique Weizenmann, 19, confirmou o que estava estampado no semblante dos demais, a ansiedade. “Está todo mundo ansioso, pelo próprio método que é inovador e pela expectativa de conhecer e começar logo os estudos que é muito grande”.
Método inovador
A coordenadora administrativa do Campus de Toledo da UFPR, Neivair Sponchiado Pastore entregou uma carta aos estudantes no ato da matrícula fazendo uma breve explicação sobre a metodologia da universidade e orientou os mesmos sobre o conteúdo que receberão em seus e-mails para estudo.
Ela explicou que o projeto pedagógico do curso (PPC) é inovador e representa uma proposta integradora entre as áreas científica e assistencial, com foco na promoção de saúde. O PPC está sintonizado com as diretrizes curriculares de 2014, é orientado para exposição precoce ao sistema único de saúde e para uma formação humanista.
O método de ensino aprendizagem inclui tecnologias ativas, com participação interdisciplinar, com foco na aprendizagem por equipes (Team Based Learning – TBL). Os acadêmicos voltarão a se encontrar presencialmente no próximo dia 21 de março, às 18h na aula inaugural do Curso de Medicina a ser realizada no Teatro Municipal de Toledo.