A primeira reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Toledo contou com um momento especial na manhã desta terça-feira (01), primeiro dia do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – 08 de março. As conselheiras participaram de um café da manhã, junto com representantes de diversas entidades organizadas, secretarias municipais e a representante do legislativo, a vereadora Sueli Guerra.
A primeira reunião ordinária do Conselho no ano de 2016, além oferecer uma recepção para as mulheres, teve um contexto especial. “Vamos montar a pauta de ações e pensaremos no calendário a ser realizado, segundo um sentido de pensar e trabalhar uma política pública para as mulheres”, afirmou a presidente, Silvana Martines.
Ela destacou a importância da participação das mulheres no encontro. “Todas essas conselheiras fazem uma representação. Elas representam uma entidade, associação ou secretaria, e elas são a voz desse espaço em que elas estão. A partir desse espaço que elas estão ocupando, elas vão disseminar isso para a sociedade”, afirmou Silvana.
Durante a reunião a presidente também comentou o objetivo das ações desenvolvidas pelo conselho, incentivando o empoderamento da mulher. “O trabalho é no sentido de que as mulheres devem ser vistas perante a sociedade, de que elas se sintam melhores no lugar onde elas estão, pois a importância principal é o fortalecimento do que é ser mulher”, comentou.
Entre os trabalhos a serem desenvolvidos pelo Conselho, Silvana destacou que está o estudo sobre o papel da mulher na sociedade. “Hoje a gente fala muito da questão da violência, mas por que a mulher sofre violência? Ela ainda precisa se sentir empoderada, ela precisa reconhecer seu papel fundamental na sociedade, enquanto mulher forte, mulher guerreira, enquanto mulher com muito amor e vida”, afirmou.