A primeira ação do Ecoponto Itinerante realizada no interior de Toledo em 2016 aconteceu nessa terça-feira (01) em Novo Sarandi. A pedido da comunidade, a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) marcou a atividade durante a semana, pois no próximo domingo (06) acontece a 18ª Festa do Leitão a Sarandi e as lideranças comunitárias estarão envolvidas no evento. Mais de 150 toneladas de resíduos volumosos foram recolhidas totalizando, somente neste ano, 865 toneladas de possíveis criadouros para o mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
“O envolvimento da população foi muito bom, muitos moradores vieram trazer materiais de trator e com seus próprios veículos. Recolhemos bastante galharia e entulhos. Mesmo assim tivemos bastante material que servirá para reciclagem. Um caminhão saiu cheio de pneus e eletrônicos, umas duas cargas só de sucata, além de outros materiais”, informou o secretário de Meio Ambiente, Edemar Rockembach.
Ele disse ainda que foi realizado um trabalho educativo com os alunos da escola. “Os alunos puderam acompanhar os trabalhos sendo realizados e ver o papel da Administração Pública nesse processo de combate ao mosquito Aedes aegypti”, destacou o secretário.
O prefeito Beto Lunitti acompanhou mais uma vez a ação, que teve envolvimento de várias secretarias e lideranças comunitárias. Uma delas foi o grupo de idosos, que após a sua atividade rotineira contribuiu com a limpeza dos espaços públicos. Beto destacou o envolvimento da população, que está se dedicando para ajudar. “Os toledanos já assimilaram a proposta e é isso que pode fazer diminuir a incidência dos casos”.
Ele também lembrou que os materiais recolhidos, além de deixar de acumular água nos quintais, estão recebendo a melhor destinação, inclusive para a reciclagem. “Todos os reciclados, como vidros e metais, vão para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município (ACR). Pneus e materiais eletrônicos, como TV’s, computadores e rádios, encaminhamos para quem tem o licenciamento específico para fazer a reciclagem”, comentou.
Um dos membros da comunidade que participou das ações foi o agricultor Walde Bochholz, de 76 anos. Ao tomar conhecimento da realização do Ecoponto Itinerante em Novo Sarandi já providenciou a entrega dos entulhos que havia separado em sua propriedade. “Eu sempre escuto a rádio e avisaram que era para levar tudo quanto é entulho para o pátio do ginásio. Eu já passava veneno três vezes por semana para evitar o mosquito nos lugares onde podem juntar água. Já estava com os materiais separados, então foi só trazer”, contou o agricultor.
“Essa ação é muito boa. Estamos torcendo pelo município, pois todo mundo ajudando fica muito melhor”, finalizou Walde Bochholz antes de retornar a sua propriedade buscar mais materiais a serem descartados.
Endemias
Conforme o supervisor técnico do Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, destacou que cerca de 20 Agentes de Combate de Endemias (ACE’s) estiveram na comunidade e, junto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) locais, para orientar a população. “Nas visitas as residências foram transmitidas as orientações sobre os cuidados”, afirmou.
No sábado (05), não haverá o Ecoponto Itinerante, porém serão realizadas ações, juntamente com os calouros da Pontifícia Universidade Católica (PUC), campus Toledo, na Vila Becker. “Junto com os alunos vamos fazer um ‘faxinão’ no terreno da PUC e também nos arredores, no bairro. Há muitas residências estudantis na região que não conseguimos acesso durante a semana, então vamos aproveitar o sábado”, comentou Taylon.