Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Câmara abre rodada de reuniões para revisão do Plano Diretor

A Câmara Municipal deu início na quarta-feira (2), às  14h uma série de reuniões para discutir com a comunidade da cidade e interior os quatro projetos que tratam da revisão do Plano Diretor.

02/03/2016 - 16:36


A reunião conduzida pela Comissão Especial designada para os projetos contou com os vereadores Adriano Remonti, Sueli Guerra, Luís Fritzen e Expedito Ferreira, além dos vereadores Vagner Delabio, Walmor Lodi, Genivaldo Paes, Lúcio de Marchi e Marcos Zanetti. Participaram da reunião o secretário de Planejamento Renato Rocha, o de Segurança e Trânsito Leoclides Bisognin, os presidentes do Sindicato Rural Nelson Paludo e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delvo Baldin e o gerente da Copel, Jair Benke, além dos ex-deputados estaduais Albino Corazza e Elton Welter, entre outras lideranças e autoridades.

O presidente Adriano Remonti destacou que a Comissão Especial já recebeu 15 protocolos de sugestões e pedidos e anunciou que ela manterá reuniões às segundas-feiras, às 10h30, para apreciar os temas. O vereador Luís Fritzen, relator do  Projeto de Lei 218/2015, que dispõe sobre o zoneamento do uso e da ocupação do solo urbano, comentou dos temas tratados nos projetos, que abrangem aspectos como taxa de permeabilidade do terreno, altura das construções, afastamento lateral, afastamento frontal e disse que a matéria é extremamente complexa. A vereadora Sueli Guerra, relatora do Projeto de Lei Complementar 01/2015, “que dispõe sobre o Plano Diretor Participativo do Município de Toledo”, destacou que os vereadores devem alcançar um Plano Diretor extremamente participativo. Ela disse ainda que pela importância da participação popular se fazem necessárias reuniões como a realizada naquele dia.

O empresário Marcos Sanches apontou a valorização dos lotes urbanos e a necessidade de barracões industriais, apontando que há uma espera grande pelos que solicitaram este incentivo e questionando o que está sendo previsto no Plano Diretor. Albino Corazza destacou o sonho da agroindústria no município e apontou que viu a relação dos municípios maiores exportadores do Paraná e Toledo é o 10º, enquanto municípios como Palotina e Cafelândia estão bem acima, defendendo que as cooperativas não se limitem a receber grãos, mas implantem indústrias, transformando o potencial de matéria-prima do município, agregando valores e tecnologia. A reunião na Câmara também questionou mecanismos de incentivo ao uso de energias alternativas e cuidados ambientais via IPTU nas residências, comércio e indústria.

Já Rafael Cavalli, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico, Inovação e Turismo, explanou que a proposta do Executivo foi preparada em sete meses em sua última fase e conta com um diagnóstico inicial e também propostas e metas para 2050, gerais e específicas. Ele exemplificou que na área agropecuária constam biodigestores e biogás, além de haver uma proposta de um condomínio industrial. Para ele o desafio é integrar as propostas, já que ações isoladas aumentam gastos e reduzem resultados.

Na quinta-feira, dia 3, às 14h,  outra reunião, também na Câmara Municipal, vai discutir a proposta para educação e cultura.

A proposta do Executivo para a revisão do Plano Diretor foi dividida na Câmara Municipal no Projeto de Lei Complementar 01/2015 e ainda em três projetos de leis. O Projeto de Lei Complementar 01/2015, “que dispõe sobre o Plano Diretor Participativo do Município de Toledo”, tem como relatora Sueli Guerra, enquanto o Projeto de Lei 216/2015, que “dispõe sobre o novo sistema viário urbano do município” tem como relator Tita Furlan. Por seu turno o Projeto de Lei 217/2015, que define os perímetros das zonas urbanas e da expansão urbana de Toledo, ficou a cargo de Adriano Remonti e o Projeto de Lei 218/2015, que dispõe sobre o zoneamento do uso e da ocupação do solo urbano, tem como relator Luís Fritzen.

Da Assessoria

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px