Rock e responsabilidade social. Não entendeu? Não acha possível? Pois é, a Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Focinhos Carentes de Toledo (Afocato) e Secretaria de Meio Ambiente (SMA) irão tornar essa combinação perfeita com a realização do primeiro Rockato. O evento acontece no dia 13, na Praça da Casa da Cultura. Com caráter beneficente, terá shows com bandas e arrecadação de ração para os animais atendidos pela ONG, entre outras atividades.
A secretária de Cultura, Rosselane Giordani, explicou que um dos objetivos é a criação de mais um espaço para fomento artístico na cidade e sensibilizar as pessoas a colaborarem com as demandas da Afocato. “Estamos convidando a comunidade para doar ração para que possamos acolher os nossos bichinhos que são abandonados, que temos que dar o cuidado e procurar um lar para eles. A Secretaria de Cultura esse ano abraçou essa causa, modelo parecido ao utilizado no Rocão, que acontece há muitos anos e é um evento tradicional no nosso município vizinho, Cascavel”, explicou.
Ela salientou a importância de descentralizar a cultura e levar para os mais diferentes espaços. São políticas públicas que fazem parte dessa gestão. Ao todo, seis bandas sobem ao palco gratuitamente: Enigma 77, Rafa & os Mavecos, Pleonasmo Vicioso (ambas de Toledo), Criminal Love (Cascavel), Audiobiose (Assis Chateaubriand) e Mad Mad Machine (Cascavel). A programação acontece das 15h às 20h.
Afocato
Sem fins lucrativos, a Afocato depende da colaboração de voluntários para realizar o seu papel. Além das parcerias com o poder público, a ONG realiza diversas ações com animais abandonados, vítimas de acidentes ou de maus tratos. Por conta desse trabalho, a organização possui hoje dívidas de aproximadamente R$17mil.
Segundo o Gerente de Organização da Afocato, Claudinei Fernando Betim, a realização do Rockato tem o objetivo de divulgar os trabalhos que são realizados durante o ano pela ONG, além de arrecadar recursos para auxiliar essas ações.
“Durante o evento teremos Feira de adoção, venda de artesanato, comes e bebes, venda de vestuários, tudo para ajudar a Afocato. Os artistas irão se apresentar de graça para ajudar. Além disso, vamos arrecadar verbas com os patrocinadores que utilizarão o espaço para divulgarem suas empresas”, explicou o Gerente de Organização.
Organização
Além das atividades artísticas e dos “comes e bebes”, o primeiro Rockato terá feira para adoção de animais que foram cuidados e tratados pelas protetoras da Afocato. “É uma forma de divulgar melhor para a população o trabalho da Afocato. Queremos conscientizar o público sobre as questões dos animais abandonados e sobre o respeito ao meio ambiente”, disse Claudinei. Ele informou ainda que durante o evento terá banheiros químicos para o público presente.