“Vou casar com minha companheira que esta comigo a 14 anos. Quero casar com ela e marquei para casar no casamento comunitário. Mas no momento não tenho como comprar um vestido para ela e nem fazer uma festa porque pago aluguel e tenho 5 filhos. Queria ver se alguém não poderia doar um vestido para ela, pois amo ela de mais e queria fazer ela feliz no dia do casamento. Quem puder ajudar eu agradeço. Me liguem 98093185”. Foi assim, com este texto, que Rodrigo Theo da Silva (31) publicou em um grupo da internet sua declaração de amor e seu pedido de ajuda para fazer a companheira, Daiana Cristina do Amaral (27), feliz no dia do casamento.
O que Theo não esperava é que a comunidade toledana fosse responder de tal forma ao seu pedido. Em poucas horas após a publicação várias manifestações de internautas ofereciam muito além do vestido da noiva, mas também penteado, maquiagem, manicure, pedicure, limpeza de pele, arranjo para cabelo, buquê, dia de beleza, sapato, terno pro noivo, roupa para os filhos, bolo, DJ’s, banda, salão, salgadinhos, docinhos, fotografia e vários outros presentes e serviços. E o mais impressionante, tudo gratuitamente e de bom coração.
A secretária de Políticas para Mulheres, Jaqueline Machado, disse que foi impressionante o envolvimento comunitário das pessoas. “O Casamento Coletivo Cidadão é um serviço que oferecemos por entender que é um direito da mulher e sua família de ter essa condição regularizada. Ficamos extremamente felizes em poder fazer parte desse momento importante da vida deste casal e perceber que nossas ações podem impactar tão positivamente na comunidade em geral. Parabéns a todas as pessoas que se dispuseram a colaborar”, declarou Jaqueline.
A secretária visitou o casal na manhã desta quinta-feira (03) com a equipe de reportagem da Secretaria de Comunicação e esclareceu mais alguns detalhes sobre a cerimônia. Também lembrou que as inscrições para a edição de 2016 do Casamento Coletivo Cidadão, permanecem abertas até o próximo dia 18 de março.
O casal
O casal Theo e Daiane estão juntos há 14 anos e são pais do Gabriel (14), da Mirella (13), da Julia (10), da Beatriz (08) e do Pedro (04). Daiane é de Toledo e foi embora para São Paulo com oito anos, após a separação dos pais. Lá ela conheceu Theo e constituiu família na Zona Leste.
“Minha irmã ligou dizendo que aqui em Toledo estava bom de emprego e que seria uma boa oportunidade para nós recomeçarmos nossa vida. Viemos pra cá em julho de 2015 e fomos correr atrás de nosso objetivo. Uma moça falou do casamento coletivo, nos inscrevemos, mas ficamos um pouco tristes, pois não tínhamos dinheiro, então o Theo resolveu postar o pedido na internet e nem me falou nada”, disse Daiane.
Caindo a ficha
Daiane conta que “em São Paulo, de onde a gente veio, ninguém ajuda ninguém. Por isso ainda não acreditamos direito em tudo o que está acontecendo. Eu nem acreditei, pois não sabia da postagem. Aí a mulherada começou a ligar oferecendo vestido, bolo e tudo mais. Nós só queríamos o vestido e de repente tudo isso. O que ele escreveu foi de coração e foi com tanto amor que deu certo”, contou emocionada e ainda tentando entender a situação.
Pessoalmente Theo é bem tímido, então resolveu expressar seu amor e buscar a solução na internet. Ele nos contou qual era sua intenção. “Eu pensei que uma pessoa ia aparecer para ajudar ela [Daiane] e já são mais de mil pessoas que curtiram a publicação e que ajudaram de alguma forma”, disse ainda surpreso.
Casamento
O casal deu um depoimento e um testemunho de muito amor, companheirismo e simplicidade. O Casamento Coletivo Cidadão representa para os dois a renovação desses votos e a formalização dessa união. “Para nós é uma conquista”, resumiu o noivo. “Esse momento do casamento representa tudo em nossa vida. Não tivemos pai, nem mãe para nos ajudar e mesmo assim conseguimos constituir uma família feliz”, salientou Daiane. “Agradecemos a todos que nos ajudaram a realizar esse sonho”.
Solidariedade
Até o fechamento dessa matéria, mais de 1,1mil pessoas haviam curtido a publicação de Theo nas redes sociais e quase 300 comentários oferecendo algum tipo de ajuda ou palavras de motivação ao casal. Um grupo fechado foi criado apenas com as pessoas que estavam doando algum presente ou serviço para os noivos, a fim de organizar as atividades antes, durante e depois do casório.
Foram mais de duas mil mensagens combinando as mais diversas situações. O grupo chegou a marcar uma visita presencial neste sábado (05) na casa da família para conhecer os noivos e as crianças. A disposição das pessoas foi tanta, que algumas até estão auxiliando na organização das doações e informando o casal. Theo e Daiane acabaram ficando famosos, além das redes sociais também foram procurados por diversas rádios da cidade para contar a sua história.
Inscrições
A Secretaria de Políticas para Mulheres lembrou que os casais que querem regularizar sua situação civil tem até o próximo dia 18 para fazer sua inscrição. As cerimônias serão realizadas por região da cidade e serão marcadas após o término das inscrições.
Fonte: Prefeitura de Toledo.