Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Bom Jesus não vai fechar; MS fará aporte financeiro, garante Sergio Souza

O deputado federal Sérgio Souza confirmou a reportagem o aporte mensal de R$ 600 mil, o primeiro depósito deve acontecer ainda no mês de março

09/03/2016 - 20:41


Desde que o Conselho Administrativo do Hospital Bom Jesus comunicou o encerramento de das atividades do Hospital no município, a população de Toledo e região vive um clima de insegurança, uma vez que, a unidade hospitalar é a principal referência SUS da 20ª Regional de Saúde.  A possibilidade de fechamento do hospital mobilizou comunidade e autoridades. O deputado federal Sérgio Souza confirmou que o Ministério da Saúde – MS fará o repasse mensal de R$ 600 mil e o primeiro depósito deve acontecer, ainda no mês de março.

Desde que o prefeito Beto Lunitti fez o primeiro contato com o deputado apresentando a demanda do município, Sergio Souza realizou diversas reuniões de trabalho com o Ministério da Saúde. “Nestes últimos dias fomos muito demandados pela a comunidade de Toledo e não deixei de priorizá-los. Estava dizendo ao Tiago (Superintendente HBJ), me dediquei mais a esta pauta do que a todo o resto em Brasília nos últimos dias. Ontem eu saí do Ministério era 11 horas da noite e esta foi o que aconteceu direto nos últimos dias. Agora temos uma solução que vai atender a expectativa do hospital, cobrir o seu déficit”.

Sérgio Souza conta que manteve diálogo direto com o ministro da Saúde, Marcelo Castro. “Foram diversas reuniões para garantirmos o recurso e ontem a noite coloquei o ministro Marcelo falar direto com o Tiago – isto era 11h da noite quando fizemos esta Conferência -  e eu disse hoje ao Tiago Stefanello para ele não fechar os leitos de UTI do hospital. Ele disse que já tem uma decisão do conselho e que amanhã (quinta-feira) terá uma paralisação, mas depois retorna tudo normalmente”.

A expectativa é de que a portaria do Ministério da Saúde seja assinada na próxima semana. “Só estamos dependendo da parte burocrática, uma documentação que vem do Estado para Brasília e aqui o Ministério da Saúde fará uma portaria que vai repassar o recurso que atende a toda a necessidade e o déficit do Hospital Bom Jesus”, informou o deputado.

O prefeito Beto Lunitti disse a reportagem que acompanhou toda a articulação do deputado em Brasília e na noite de terça-feira teve a confirmação que o problema estava solucionado. “Sérgio me ligou para dizer que estava com o ministro Marcelo Castro e que estava garantido o recurso e hoje (quarta-feira),  voltei conversar com o deputado  que detalhou os encaminhamentos e disse que a portaria deve sair, já na próxima semana”.

Lunitti  destacou a importância do Hospital para Toledo e Região. “O hospital é fundamental para toda a população da nossa região. O deputado Sérgio Souza teve a sensibilidade de compreender que se tratava de uma demanda muito importante e não poupo esforços para ajudarmos neste problema. Foi uma luta exemplar, mostrou que quando a comunidade se une, em prol do interesse comum, sempre tem uma saída. O diálogo é o principal instrumento para resolvermos todos os problemas. A comunidade, os funcionários, as instituições e as lideranças políticas – todos estão de parabéns”.

A expectativa é de que o credenciamento da Região Macro Oeste seja incluído no orçamento de 2017.

A reportagem tentou falar com o Superintendente do Hospital Bom Jesus, Tiago Stefanello, mas não obteve sucesso.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px