Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Saúde Mental recebe treinamento para nova metodologia de trabalho

Nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) é realizado, no centro de saúde próximo à 20ª Subdivisão Policial, onde funciona o Departamento de Saúde Mental, uma capacitação para profissionais do setor e os que atuam nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS II e AD).

11/05/2011 - 12:13


Os profissionais serão treinados para a realização de trabalhos em grupos visando melhorar e agilizar o atendimento dos pacientes. O sistema, que é uma prática bastante comum no atendimento, prevê a realização de determinados procedimentos em grupo, visando agilizar os serviços prestados. “O atendimento individual continua sendo feito regularmente, mas alguns procedimentos podem ser realizados em grupos, dando um fluxo melhor nas consultas”, explica a psicóloga e diretora do Departamento de Saúde Mental, Taís Maciel.
O sistema de atendimento em grupo também permite uma troca de informações e experiências entre os pacientes, contribuindo assim para melhoria da auto-estima e busca de soluções alternativas. Os profissionais participaram do primeiro módulo deste treinamento, nos dias 28 e 29 de abril, e terão sequência na quinta e na sexta-feira. O curso está sendo ministrado pelo professor Luiz Carlos Osório, especialista na área e com experiência em terapia da família e trabalhos em grupos.
A aceitação está sendo boa entre os profissionais, segundo avalia Taís, mas ela destaca que o procedimento necessita de uma preparação que está sendo dada agora para ter melhores resultados. “Alguns estão mais empenhados, outros apresentam uma certa resistência, mas isso é absolutamente normal no início de um novo trabalho. Depois de dominar a técnica as resistências tendem a diminuir e o trabalho flui naturalmente”.
Hoje, nos dois CAPS já são realizados diversos trabalhos em grupos nas oficinas terapêuticas. No Departamento de Saúde mental, no entanto, o volume maior de atendimento é individual, o que gera grandes filas de espera em função da demanda constante e crescente. O sistema de consultas individuais deverá ser mantido, porém alguns dos trabalhos poderão ser realizados de forma coletiva, sem que isso venha prejudicar o resultado final.
No CAPS II são atendidos 235 pacientes, no AD cerca de 400 e no Departamento de Saúde Mental uma média de 300 pacientes por dia.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29