Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

AMBIENTE

130 tolenadas de resíduos volumosos foram recolhidas no São Francisco

Em 2016, já foram recolhidas mais de 940 toneladas de materiais em diversas regiões da sede e do interior do município.

14/03/2016 - 14:39


Mais um Ecoponto Itinerante foi realizado no último sábado (12). Desta vez a ação aconteceu no Jardim São Francisco e 130 mil quilos de resíduos volumosos foram recolhidos. A ação movimentou uma equipe intersetorial da Prefeitura e contou com a participação também dos moradores da região. Com este trabalho, somente em 2016, já foram recolhidas mais de 940 toneladas de materiais em diversas regiões da sede e do interior do município.

Os resíduos são separados, com a ajuda dos representantes da Associação Toledana de Catadores de Materiais Recicláveis e entidades como a Ecomigo. “Fazemos a separação do que é reciclável e damos a destinação correta. Só está sendo encaminhado para as células do Aterro o que realmente não pode ser reaproveitado”, explicou o secretário do Meio Ambiente Edemar Rockembach.

Um setor que tem tido um envolvimento maior com o Ecoponto é o de Controle e Combate às Endemias. A atividade, ao promover a limpeza dos terrenos, diminui possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. “Contribui para diminuirmos a infestação e deixar o município cada vez mais limpo e livre doAedes aegypti”, disse o supervisor de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira.

O prefeito Beto Lunitti participou de todo o trabalho, iniciado às 8h e encerrado próximo das 18h. Beto destacou o entendimento da população sobre a importância do trabalho. “Todos os moradores tem se empenhado, junto com os agentes públicos, para manter nosso município limpo e livre de doenças”. Beto ainda convocou os moradores da Vila Boa Esperança para participar do Ecoponto Itinerante, que vai atender aos moradores do bairro.

A ação vai acontecer na Rua Getúlio Vargas, na Praça, das 8h às 12h. “Vamos, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), fechar um trecho da rua. Temos certeza que a comunidade mais uma vez vai participar e fazer o seu papel junto com o poder público”, concluiu.

Reaproveitamento de materiais entregues

Além da reciclagem de boa parte dos materiais entregues, outra situação tem chamado a atenção da Secretaria do Meio Ambiente. Muitas pessoas tem procurado o Ecoponto Itinerante buscando objetos que possam ser reaproveitados. A Ecomigo, por exemplo, recolhe objetos que podem ser transformados em artesanato.

No sábado (12) diversos colchões de espuma foram buscados para serem reutilizados. O praticante de slackline  – esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras – Gustavo Müller retirou alguns colchões para proteger os atletas em possíveis quedas. “É bacana porque nós precisamos destes colchões e fizemos um contato com o secretário de Meio Ambiente, Edemar Rockembach, que nos doou alguns”, disse.

Edemar lembrou que este tipo de ação é possível desde que haja a responsabilidade de quem solicita. “Neste caso o Gustavo nos explicou qual seria o uso e se comprometeu em manter os colchões abrigados, sem pegar umidade enquanto puderem ser utilizados. O que para nós é um problema, para ele foi uma solução”, disse o secretário. 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px