Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Rockato reúne mais de três mil pessoas na praça da Casa da Cultura

No palco, seis bandas se apresentaram e agitaram o público gratuitamente: Enigma 77, Rafa & os Mavecos, Pleonasmo Vicioso (ambas de Toledo), Criminal Love (Cascavel), Audiobiose (Assis Chateaubriand) e Mad Mad Machine (Cascavel).

15/03/2016 - 09:32


Aqueles que pensavam que roqueiros eram um “bando de baderneiros” e “sem responsabilidade nenhuma” se surpreenderam nesse final de semana. A realização do primeiro Rockato, na Praça da Casa da Cultura, demonstrou um ambiente totalmente diferente dessa visão comum. Organizado pela Associação Focinhos Carentes de Toledo (Afocato), em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Meio Ambiente (SMA), o evento reuniu mais de três mil pessoas na tarde deste domingo (13).

Mulheres, homens, crianças, jovens, idosos, médicos, advogados, jornalistas, professores, empresários, motociclistas, estudantes, trabalhadores, gente de várias tribos urbanas estavam lá. O objetivo era se divertir e contribuir com o trabalho realizado pela Afocato com os animais de rua, animais atropelados ou simplesmente abandonados no município de Toledo.

A avaliação dos organizadores foi a mais positiva possível. “Nossa função é proporcionar políticas públicas que valorizem os mais diversos segmentos culturais, além de levar a população para ocupar os espaços públicos disponíveis. A parceria com a Afocato tornou isso possível, pois além de fomentarmos o cenário do rock, também colaboramos com uma causa social, que é ajudar os nossos animaizinhos abandonados. O Rockato felizmente já nasceu grande, deu tudo certo, conseguimos inclusive trazer público de outras cidades para prestigiar, muitas famílias, todos ocuparam a praça e se divertiram muito”, avaliou a Secretária de Cultura, Rosselane Giordani.

O gerente de Organização da Afocato, Claudinei Fernando Betim, disse que o evento foi mais do que o esperado. “Foi sensacional! O público compareceu, ajudou a causa e curtiu as bandas, que fizeram um Rock de qualidade. Foi lindo de ver toda a família reunida na praça em prol da ONG, além de apoiar a cultura local. Estava muito lindo. Crianças brincando, pessoas com seus animaizinhos, pessoas adotando animaizinhos, tudo perfeito. E que venha o próximo Rockato”, disse ainda empolgado com o resultado.

A coordenadora de Proteção e Defesa Animal da Secretaria de Meio Ambiente e voluntária da Afocato, Maria Lúcia Golmann, disse que todas as expectativas foram superadas. “Nós estimamos um público de aproximadamente umas 300 pessoas e fomos surpreendidos com mais de três mil. Ainda vamos fazer uma reunião para avaliar por completo o evento, mas já dá para adiantar que foram mais de 30 adoções, muitas doações de ração, as vendas de alimentação e bebidas também foram além do esperado. Agora precisamos verificar as falhas para podermos planejar o 2º Rockato”, anunciou Maria Lúcia.

Aprovação do público

O acadêmico do curso de Engenharia de Pesca, Douglas Cipriano de Paula, chegou no início do evento e só foi embora depois que acabou. “Acho que esse foi só o primeiro de muitos outros. Estava perfeito. Uma tarde inteira de festa com o povo todo reunido, sem brigas, todos se divertindo. Muita coisa boa pode ser feito ainda. Acho que no próximo evento a duração tem que ser maior”, disse o acadêmico.

O engenheiro Maurício Massao Koyama Vilas Boas foi com a mulher e os filhos curtir o Rockato. Disse que viu a divulgação de um amigo em uma rede social e então programou o passeio da família até a Praça da Casa da Cultura. Ele afirma que todos gostaram e elogiaram a organização do evento.

Consciência ambiental

O primeiro Rockato teve início por volta das 15h e seguiu até às 21h. No término do evento, voluntários da Afocato e o público presente fizeram um mutirão para a limpeza da praça. Durante o dia aconteceu feira de artesanato, feira de produtos da Afocato, brincadeiras no parque, atividades de slack line, praça de alimentação, entre outras atividades.

No palco, seis bandas se apresentaram e agitaram o público gratuitamente: Enigma 77, Rafa & os Mavecos, Pleonasmo Vicioso (ambas de Toledo), Criminal Love (Cascavel), Audiobiose (Assis Chateaubriand) e Mad Mad Machine (Cascavel).

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px