Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Programa Florir Toledo é destaque em visita de estrangeiros ao Brasil

A comitiva conheceu as atividades ambientais e o trabalho social da SMAS junto ao Florir

16/03/2016 - 10:56


Mais uma vez o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, da Secretaria de Assistência Social e Proteção a Família (SMAS), o Programa Florir Toledo, recebeu destaque por sua atuação. Nesta terça-feira (15), uma comitiva composta por representantes de diversos países da América Latina e de estados brasileiros, visitou o espaço para conhecer e se inspirar com as atividades desenvolvidas.

A visita foi proporcionada pele Itaipu Binacional, que está apresentando aos visitantes os programas desenvolvidos com sua parceria na região da Bacia do Paraná 3, por meio do Programa Cultivando Água Boa. Funcionários públicos, agentes de educação ambiental, prefeitos e até um ministro estiveram presentes, representando países como Uruguai, Chile, Colômbia, Guatemala, República Dominicana, México e Itália, além dos estados de Mato Grosso e Minas Gerais.

Na ocasião, a secretária da SMAS, Rosiany Favareto, explicou o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) brasileiro, e o contexto de proteção básica, convivência e fortalecimento de vínculos no qual o Florir Toledo está inserido no município. Segundo ela, é uma satisfação acolher visitantes no município de Toledo e mostrar a eles as ações que cumprem seu objetivo e dão resultados. “Não apenas os estrangeiros, mas também os brasileiros que nos visitaram ficaram surpresos com o nosso serviço. Muitos quiseram saber mais sobre as políticas de Assistência Social tratadas em Toledo, pois querem levar isso aos seus municípios e isso mostra a referência que somos e o trabalho real e promissor desenvolvido”, comentou.

O coordenador do projeto, Oseias Soares, afirmou que o sentimento é de orgulho, pois isso significa a comprovação de estar seguindo o caminho certo. “O que temos pra passar são muitas coisas, mas principalmente a energia que existe aqui, como trabalhamos a convivência, a amizade, o fortalecimento dos vínculos e também os exemplos de resultados positivos de transformação de vidas e de jovens que saíram daqui para o mercado de trabalho e se tornam protagonistas de sua vida”, afirmou. Conforme Oseias, os resultados positivos dependem do apoio de todos os agentes e também da forma, não apenas técnica com que se trabalha com os jovens, envolvendo afeto e compreensão.

O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Jair Kotz, coordenou a visita. Conforme ele, o Florir Toledo é resultado do fortalecimento do programa Jovem Jardineiro, que compõe o Programa Cultivando Água Boa que foi desenvolvido e ampliado dentro do contexto de atenção à juventude que o município de Toledo tem.

“Isso para nós hoje é uma referência, é um exemplo do que é possível fazer com essa junção do meio ambiente, da convivência, do olhar, de aspectos, culturais, sociais, psicossociais e de desenvolvimento do jovem e sua inserção no mercado de trabalho. E isso é fundamental, pois precisamos que o jovem esteja fortemente envolvido na discussão de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. O município e todos os envolvidos estão de parabéns”, comentou.

Jair também explicou que a comitiva, em dois dias de visita, também conhecerá outros programas desenvolvidos pelo Cultivando Água Boa, como a gestão por bacia, alimentação escolar, agricultura familiar, gestão de resíduos sólidos, recuperação de nascentes, comitês gestores, plantas medicinais, turismo rural. “Isso, assim como o Florir, em todo um contexto de preservação e conservação que estamos fazendo e que os representantes desejam replicar em suas cidades”, falou Jair.

Dominga Polanco foi uma das representantes da República Dominicana que esteve presente na visita. Ela agradeceu a oportunidade e falou aos jovens, para que nunca desistam do que se propuserem a fazer. “Quero dizer que continuem sempre adiante e saibam que isso aqui é uma grande oportunidade que nem todos têm. Além disso, que coloquem em tudo que fizerem, amor e honestidade, que é fundamental”, disse.

Já a educadora ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso, Luicia Kawahara, afirmou que muito se aprendeu com os jovens na visita. “Levamos uma aprendizagem para o resto da vida. E assim como essas mudas, esses jovens serão sementes no nosso coração, que nos deram esperança por um mundo melhor e possível. E realmente nosso muito obrigada”. Lucia também avaliou o projeto e disse se orgulhar de ser brasileira e mostrar isso ao mundo. “O trabalho com os jovens, em situação de vulnerabilidade, nos mostra que é possível a inclusão sócio ambiental, e por meio do contato com a terra, que é o que a gente precisa recuperar na nossa vida cotidiana”, comentou.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px