Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Franz Menegasso assume a SMEL

Marli deve pedir afastamento, no próximo dia 30, para pleitear uma vaga no legislativo

16/03/2016 - 18:55


A Secretaria de Esportes e Lazer – SMEL, Marli Gonçalves Costa deixa no próximo dia 30 de março a pasta. O afastamento atende exigência legal para secretários que estão na condição de pré-candidatos às eleições de outubro.  Marli deixa a pasta com quase a totalidade do plano de governo executado. Assume a SMEL o professor e coordenador do Setor de Categorias de Base e Estruturas da SMEL, Franz Menegasso.

Marli deixa a pasta depois de três anos e três meses a frente da SMEL. A secretária conduziu a Secretaria com perfil executivo e, segundo ela, é o que a permitiu cumprir com quase 100% do plano de governo, antes do encerramento do mandato. “Neste período, quase todo o Plano de Governo foi cumprido, temos poucas ações que deverão ser executadas ainda neste ano, então acredito que conquistamos grandes avanços na política pública de esportes e lazer”.

A secretária destacou algumas ações como diferencial da pasta. “A descentralização do esporte e lazer, com a organização em cinco territórios – os mesmos da Secretaria de Assistência Social, onde há maior vulnerabilidade social – hoje temos praticamente todas as modalidades esportivas nestes territórios, desde a criança, adolescente, idoso e pessoas com deficiência”.

No balanço apresentado por Marli ela destacou também, outros programas, como o Passe Atleta. “Hoje temos 4400 passes utilizados pelas as crianças em treinamento, ou seja, são 200 adolescentes se deslocando para os treinos gratuitamente desde de 2013. Temos também o Atleta na Universidade, no segundo ano consecutivo. No ano passado foram 30 atletas beneficiados e este ano o Programa ofereceu mais 30 bolsas e isto possibilitou que nossos atletas permaneçam no município e, consequentemente, fortalecendo nossas equipes adultas que tem marcado presença nos Campeonatos Paranaenses, Jogos Abertos e outras competições. E por outro lado, fortalecemos as categorias de base porque nas cinco horas que os atletas que recebem bolsa do Programa dão de contrapartida estão trabalhando a parte técnica das crianças e adolescentes que estão começando”.

A SMEL implantou nove modalidades paradesportivas. “São modalidades tocadas diretas pela secretaria de Esportes e Lazer, além das modalidades tocadas por parceiros que recebem incentivo pelo Esporte Cidadão”, lembrou Marli.

A ocupação dos espaços públicos é apontada pela Secretária como avanço da Política no setor. “Hoje nós não temos nenhum Parque ocioso, sem atividade física. Temos o Paracanoagem, Trilha no Remo, Verão no Parque, além das corridas de rua”.

O recente Concurso Público realizado pelo município deve contemplar o chamamento de profissionais para o Esporte e Lazer. “Vamos chamar profissionais para trabalharem no atendimento do idoso, que hoje atendemos em torno de seis mil pessoas/mês, com 43 grupos – ou seja, todos os bairros e distritos são atendidos. Vamos chamar também, profissionais para trabalhar com o paradesporto, aulas de ritmo coreografados, que atendemos sete núcleos com este trabalho – e outras áreas”.

Com o afastamento da Marli Gonçalves Costa, assume a pasta o professor e coordenador do Setor de Categorias de Base e Estruturas da SMEL, Franz Menegasso. “É importante destacar que a Secretaria continua nas mãos de um profissional formado na área, profissional de educação física concursado da Secretaria que trabalha com categorias de base. É um profissional capaz de cumprir o plano de governo e dar sequência aquilo que já vem sendo feito. Franz tem toda a minha confiança e tenho certeza, tem todo o apoio da equipe que sempre trabalhou firme para executarmos tudo o que foi feito, ou seja, só foi possível, graças ao trabalho desta equipe competente e comprometida”.

O prefeito Beto Lunitti destacou e agradeceu o trabalho da Marli a frente da Secretaria. “Eu sou imensamente grato pelo trabalho desenvolvido pela Marli, uma secretária competente, extraordinária na gestão dos recursos públicos e na gestão da política pública. Marli sempre tinha uma solução para oferecer e fez um grande trabalho”.  Quanto ao novo secretário Franz Menegasso o prefeito disse que acredita que seguirá a linha desenvolvida pela SMEL até o momento. “Franz reúne todas as condições técnicas e tem minha confiança e respeito e tenho certeza, que ele sabe o tamanho da responsabilidade ao conduzir esta pasta, porque ele junto com os demais profissionais da SMEL ajudaram a construir e executar este Projeto”.

Franz Menegasso assume a pasta logo após o pedido de afastamento da atual secretária, no próximo dia 30 de março. “Eu agradeço a confiança do prefeito e da Secretária. Será um grande desafio substituir a Marli, uma profissional que tem uma força de trabalho, uma disposição sobre-humano na condução da secretaria, então seguir neste ritmo é um trabalho para uma grande equipe, e nós temos esta equipe. Nós vamos seguir com este trabalho para, cada vez mais, seguir atendendo a população”.

Marli Gonçalves Costa filiou-se ao PCdoB na segunda-feira (14). “A minha história  como professora e como técnica sempre foi pautada no compromisso social e entendo que o trabalho que faço encontra eco junto ao PCdoB”.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px