No Toledo Futebol Clube, o Toledão, cerca de 250 jovens participaram da 1ª Etapa do Circuito Municipal de Mini Vôlei. Já no Campo do Curvão, na Vila Industrial, aconteceu a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Rúgbi Sevens feminino. No sábado e domingo, a Pista Pública de Skate de Toledo sediou o 2º Street Park Toledo, que envolveu o patins, a bicicleta (BMX) e o skate. No domingo (20) o Ginásio Alcides Pan recebeu a 6ª Copa Toledo de Boxe Chinês. Todas as ações contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).
O circuito de Mini Vôlei contou com a presença de seis entidades: Ação Social Vicente de Paula, Colégio Incomar, Colégio La Salle, Toledão, Pato Bragado e SMEL. As equipes disputaram em cinco categorias. O coordenador do voleibol da SMEL, João Carlos Beloto, disse que a competição é muito importante para o município. "É satisfatório ver as crianças de Toledo tão interessadas por essa modalidade. Dá para ver no rosto de cada aluno o quanto eles gostam de estar praticando o esporte. Parabéns a todos os professores que trabalham dentro de suas entidades fomentando o voleibol”, enalteceu o técnico. Durante o ano serão realizadas mais cinco etapas, com a próxima no dia 21 de maio no Colégio La Salle.
Já no rúgbi, no sábado (19), Toledo conquistou a vice-liderança na 1 ª etapa do Campeonato Paranaense. “Nós ganhamos três confrontos, mas falhamos na final contra a equipe de Curitiba, atual campeã brasileira. Vamos trabalhar para obter melhores resultados na próxima etapa”, comentou a treinadora do time de Toledo, Amanda Welter. A próxima etapa acontece dia 7 de maio, em Maringá. O evento também bateu recorde de público, aproximadamente 800 pessoas acompanharam as partidas no domingo.
A Associação Skate Club e Esportes Radicais, com parceria da Central Única de Favelas (Cufa) e da SMEL, reuniram competidores de várias cidades da região e do estado no 2° Street Park Toledo. A presidente da Associação, Gabriela Drachler, destacou que o evento divulga e fortalece as modalidades radicais no município. “Participamos dos campeonatos de 2013, e desde então Toledo está sempre no pódio. O evento é importante para as pessoas que não conhecem e é uma ótima oportunidade para os pais que tem filhos com vontade de praticar alguma modalidade. Deste modo teremos profissionais de cada área, que podem interagir com o público”, frisou Gabriela.
Já no Ginásio Alcides Pan, no domingo (20), aconteceu a 6ª Copa Toledo de Boxe Chinês. O evento, realizado pela Associação He Loong Chuan de Kung-Fu Wushu Dragão Negro (D.N TOP TEAM), e pela Liga Paranaense de Kung-Fu, reuniu centenas de atletas em mais de 50 categorias de combate sanshou e taolus com armas e mãos livres.
Considerado o maior evento da modalidade no estado, o município recebeu mais de 20 delegações, escolas da região, das cidades de Foz do Iguaçu, Altônia, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, Guaíra, Ouro Verde do Oeste, Campo Mourão, Maringá, Cascavel, Matelândia, Capanema, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Terra Roxa, Barracão, Marechal Candido Rondon, região metropolitana de Curitiba, Contenda, Lapa e São José dos Pinhais, Palmeira, Porto União, União da Vitoria, do estado do Mato Grosso das cidades de Itaquirai, Naviraí e Nova Andradina, além de cidades da Argentina e do Paraguai.
“Somos referência na modalidade em todo o Paraná, como mostra o sucesso da Copa Toledo de Boxe Chinês, realizada anualmente em nossa cidade. Temos sempre atletas na seleção estadual e selecionados pela Liga Nacional de Kung-Fu para o Programa de Incentivo ao Esporte, recebendo a bolsa-atleta do governo federal, mostrando a seriedade e o profissionalismo do nosso trabalho”, afirmou o presidente da entidade toledana, mestre Genílson Bagli. Segundo ele, a participação de delegações neste ano aumentou, mostrando o crescimento da arte marcial e o fortalecimento do trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos em Toledo, com apoio da SMEL.