Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Aula inaugural de medicina marca início das atividades da UFPR em Toledo

A aula inaugural do curso de medicina realizada na noite de segunda-feira (21), no Teatro Municipal de Toledo, marcou o início das atividades da Universidade Centenária a UFPR - Universidade Federal do Paraná, no município. Estiveram presentes representantes da Universidade, acadêmicos e professores da primeira turma, autoridades municipais, estaduais e federais e lideranças de diversos setores da sociedade civil. 

22/03/2016 - 18:13


A primeira atividade acadêmica da UFPR em Toledo, segundo o prefeito Beto Lunitti, é o encerramento do ciclo de trabalho para a implantação do curso iniciado em junho de 2013 com um pedido feito ao reitor Zaki Akel Sobrinho. “Este momento representa avanços expressivos para a saúde da região, em especial do município de Toledo, num futuro próximo”. Lunitti acrescentou ainda as mudanças em outros setores, como a economia e a cultura. “Vai atrair professores e acadêmicos que utilizarão nossos serviços, miscigenando nossos hábitos e nossa forma de encarar o que está a nossa volta”.

Outro ponto destacado pelo prefeito Beto Lunitti é a presença de três universidades públicas, duas federais – Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – e uma estadual – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além das demais instituições particulares – PUC, Fasul, Unopar, Unipar, Anhanguera e Uninter. “Isso é grande demais. Só temos a comemorar, além do que poderemos, como o curso de Medicina, construir soluções para a saúde pública do município, da região e quiçá para o Brasil”, disse.

A possibilidade de tornar a parceria entre a o curso de Medicina da UFPR e a Prefeitura de Toledo uma referência nacional já havia sido manifestada durante a visita da comitiva do MEC que avaliou as estruturas e projeto pedagógico da Universidade para o Campus Toledo. “É uma nova proposta, diferente do que acontece Curitiba. Nosso foco no ensino em Toledo é a saúde preventiva, a atenção primária, o envolvimento com a comunidade”, disse o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari.

Esta metodologia se adéqua a infraestrutura do sistema de saúde que já existe no município e marca mais um avanço na política de interiorização da educação na UFPR. Conforme o reitor Zaki Akel Sobrinho, as condições para o início das atividades são excelentes. “Eu acredito ser este o projeto de extensão da Universidade que inicia melhor, nós temos já os professores contratados, selecionados, começam já a se integrar do projeto imediatamente, a infraestrutura é muito boa para salas de aula, laboratórios, biblioteca e o sistema de saúde que vai acolher esse curso é muito eficiente. É um projeto abençoado que tem tudo para dar certo”, afirmou.

A infraestrutura também agradou os acadêmicos. Vinícius Ferreira afirmou ser uma satisfação fazer parte deste processo de expansão da UFPR. “É fantástico fazer parte desta história. Aqui já é uma cidade universitária, com infraestrutura e agora possui uma Universidade Federal”. Sobre a nova proposta pedagógica, Vinicius afirmou estar feliz em ajudar a implantar este projeto. “É uma satisfação muito grande, tanto para mim quanto para os meus colegas, por estar fazendo parte dessa expansão, tanto pelo fato da defasagem que a gente tem hoje de médicos, mas não de médicos em quantidade, mas de médicos bons”, concluiu.

Após o cerimonial e a acolhida de todos os presentes, o reitor Zaki Akel Sobrinho e o vice-reitor Rogério Mulinari realizaram a aula inaugural, apresentando aos alunos a UFPR e as características do curso de Medicina em Toledo. Também houve a nomeação da diretora do Campus Toledo, Cristina Rodrigues e a entrega de uma placa homenageando ao prefeito Beto Lunitti e ao vice Adelar Hoslbach Pelanka.

Reivindicação antiga
A criação do curso de Medicina em Toledo resulta de uma reivindicação antiga da região. Em outubro do ano passado, uma comissão de especialistas comandada pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, esteve na cidade para apurar as necessidades e a estrutura necessária para a criação do curso.
A comitiva também conheceu a Unidade Básica de Saúde do Jardim São Francisco e as obras do Hospital Regional, que receberão investimentos em equipamentos da ordem de R$ 16 milhões. O Conselho Universitário (COUN) da UFPR aprovou a criação do curso em 9 de abril de 2015, confirmando o compromisso da Reitoria com a interiorização e a identificação da UFPR com as demandas da sociedade paranaense.
Segundo mais concorrido
A sede será construída em terreno com 35 mil metros quadrados de área, doado oficialmente pela Prefeitura de Toledo à UFPR em 27 de abril de 2015.  A área está localizada na Avenida da União, na frente ao Hospital Regional. A UFPR já recebeu o alvará de funcionamento e a licença sanitária do novo Campus Toledo no dia 16 de março de 2016.
O novo curso seguirá rigorosamente as diretrizes da saúde. Terá apoio pedagógico pleno do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, que tem seis cursos de graduação, cinco programas de pós-graduação e programas de residência  em todas as especialidades de práticas médicas. O novo campus Toledo terá, ainda, apoio acadêmico e administrativo da unidade da UFPR em Palotina. O Vestibular da UFPR 2015/2016 ofereceu as vagas para primeira turma do curso de Medicina em Toledo, em 2016, e já foi o segundo curso mais concorrido deste vestibular, com uma concorrência de 37,02 candidatos por vaga.

 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px