A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por meio do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), vai realizar a implantação do Binário Leste/Oeste, nas Ruas XV de Novembro e Guarani. O projeto tem o objetivo de reduzir o tempo de permanência no trânsito. O primeiro passo é a instalação de pontos semaforizados, o que está acontecendo na esquina das duas vias com a Rua Almirante Barroso.
Segundo o diretor de trânsito, Fabiano Leite Faria, a mudança dará mais fluidez para quem se desloca do Centro para as faculdades e universidades. “A região oeste do município também conta com a implantação de estruturas de saúde como o Hospital Regional e a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha, ambos na Vila Becker. “O binário vai ser mais uma opção de trajeto para quem deseja ir do centro até alguns destes pontos”, explicou.
Será estabelecida ainda a semaforização sincronizada no binário para proporcionar maior comodidade no fluxo de veículos. Uma contagem de veículos está sendo feita pelos acadêmicos de engenharia civil da UTFPR Campus Toledo, nos cruzamentos das Ruas XV de Novembro e Guarani. “Os alunos estão refazendo alguns estudos para a programação dos semáforos que vão ser instalados, serão 11 semáforos sincronizados. Essas alterações vão diminuir o tempo de permanência do motorista no trânsito e por consequência melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.