Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Toledo imunizou 57% da população, Paraná está entre os três estados que mais vacinou contra a gripe

A Secretaria da Saúde reforça que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira (13). A vacinação, deste ano, protege contra os três vírus influenza mais circulantes no País: influenza A (H3N2) – sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B. Segundo o último relatório da Vigilância Epidemiológica de Toledo foram imunizadas 9.946 pessoas. A meta é atingir 17.337 pessoas vacinadas no Município.

11/05/2011 - 13:28


Em 2011, o público alvo são pessoas acima de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e menor de dois anos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Segundo o relatório 1644 (73%) das crianças tomaram a primeira dose da vacina; 597 (37%) gestantes; 975 (83%) profissionais de saúde e 6730 (55%) das pessoas acima de 60 anos já estão imunizadas contra a doença.
A enfermeira, Carmen Fornari Garbin, do setor de Vigilância Epidemiológica de Toledo, comentou que a campanha encerra nesta sexta-feira, dia 13 de maio, e a equipe ainda não recebeu nenhuma orientação do Ministério da Saúde caso o Município não alcance a meta preconizada, mas a princípio a Campanha será encerrada nesta data. “A única informação que temos é pela imprensa que foi relatado que não terá prorrogação da campanha para esta faixa etária, pois na próxima semana inicia a campanha de vacinação para as pessoas portadoras de doenças crônicas”.

Paraná está entre os três estados que mais vacinaram contra a gripe
Números do Programa Estadual de Imunização mostram que, até o início da tarde desta quarta-feira (11), o Paraná já vacinou contra a gripe mais de 1 milhão de pessoas, o que equivale a 61% do grupo populacional ao qual a vacinação é destinada (gestantes, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e trabalhadores de saúde que atuem diretamente no atendimento a pacientes de influenzas). Somente os estados de Santa Catarina (66%) e Goiás (62%) atingiram percentuais maiores. Para atingir a meta (1,3 milhão) ainda devem ser imunizadas cerca de 300 mil pessoas. A vacinação está disponível nas 2,2 mil unidades de saúde distribuídas em todo Paraná.
A partir deste ano a atualização dos dados da vacinação é realizada online pelos próprios municípios. Em razão disso, os números podem sofrer alterações durante o dia e após o final da campanha.

Por Graciela Souza com informações da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29