Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CIDADANIA

Consultora da Unesco avalia desempenho do CEU das Artes de Toledo

O espaço é um dos dez experimentos destacados em nível brasileiro e fará parte de uma publicação a ser distribuída entre os equipamentos.

31/03/2016 - 17:19


Nesta quinta-feira (31) o prefeito Beto Lunitti recebeu a consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Hingridy Fassarela. A ocasião teve o intuito de abordar as ações desenvolvidas pelo Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) de Toledo e destacar a importância do equipamento no município. A visita faz parte dos dez experimentos de gestão com bom desempenho em nível brasileiro que apresentam uma quantidade de atividades em diferentes áreas.

Os resultados serão publicados numa cartilha que será distribuída entre os 300 equipamentos e operações a serem finalizadas para servir de exemplo para outras praças do CEU no Brasil a fim de que se espelhem em exemplos de boa gestão do equipamento. “Trabalhamos bastante para oferecer um espaço de qualidade para a comunidade, onde eles vêem que têm direitos as todas as políticas públicas oferecidas aqui”, destacou a coordenadora do CEU das Artes, Magda Ritter.

A consultora está em visita técnica desde terça-feira (29) e verificou as ações realizadas no espaço, a forma de gestão, a participação da comunidade e a apropriação das atividades em torno do CEU através de conversas com os participantes dos cursos oferecidos e de atividades externas, equipe gestora e a comunidade em geral. “Educação, esporte, assistência social e cultura se juntam e para promover um equipamento público com serviço de qualidade. O CEU das Artes tem uma importância social boa no município e soube se adequar a essa proposta federal e colocar uma identidade municipal”, destacou a Hingridy.  

Outra afirmação da consultora é de que o CEU das Artes de Toledo está sendo muito bem aceito pela comunidade. “Além disso, é bom saber que há uma abertura por parte do gestor municipal em acertar alguns pontos do trabalho desenvolvido no local. Uma das orientações para melhorar o funcionamento desta praça do CEU no município é ampliar a intersetorialidade de gestão. Deste modo, diminui-se o peso de coordenação de somente uma secretaria”, avaliou a consultora.

A secretária de Cultura, Rosselane Giordani, salientou que a avaliação da consultora da UNESCO identifica os pontos positivos e o que é necessário para aperfeiçoar o CEU das Artes. “É tempo de olharmos com autocrítica para melhorar nossos trabalhos. A atenção para o trabalho intersetorial entre as pastas é um momento de reflexão para o que ainda não está pleno dentro da política pública do Centro de Artes e Esportes”, fomentou.

O prefeito Beto Lunitti enalteceu as ações do CEU das Artes e recebeu muito bem as sugestões estruturais e orçamentárias observadas pela consultora da UNESCO. “Nós primamos em colocar o ser humano no centro da nossa gestão. Assim, nós evoluímos a nossa prática de políticas públicas e firmamos ainda mais a ferramenta de inclusão”, finalizou Beto.

Nossa Praça, Nosso CEU

A secretária de Cultura, Rosselane Giordani, ainda afirmou na reunião a retomada do “Nossa Praça, Nosso CEU”, projeto piloto criado no início da gestão ainda em 2013. A ação deste semestre será realizada nos dias 14, 15 e 16 de abril e contará com ações de esporte, saúde, meio ambiente, educação e assistência social e é uma forma de a comunidade acessar as políticas de forma mais efetiva.

“A praça é comum de uso em sua gestão. A comunidade tem a possibilidade e o empoderamento de se apropriar do espaço e exercer o direito de desenvolver políticas públicas. Em três anos de inauguração do CEU, nós avançamos em diversas políticas e houve teve grande impacto na vida de crianças e jovens que frequentam o espaço”, ressaltou a secretária.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px