A celebração marca o início da programação seguirá até novembro deste ano com a partir do tema central “Família, sua beleza e verdade” e o lema “O lar como escola de amor e misericórdia”. Posteriormente, no dia 9 de abril, cada paróquia realizará uma missa para o lançamento em nível local.
De acordo com D. João Carlos, o contexto do Congresso da Família na Diocese de Toledo, se dá em razão dos Sínodos Extraordinário e Ordinário, convocados pelo Papa Francisco e realizados em 2014 e 2015 tendo a família como temática principal. “O Papa acentua o alicerce sobre a vocação e missão da família no mundo contemporâneo. A qualquer momento, será publicado o documento, resultado desse Sínodo que orientará muitas situações na Igreja. Diante disso, a ideia do Congresso Diocesano, onde possamos colocar a família cristã católica no centro das atenções. Queremos dar esse sentido de esperança e fortalecer esses laços da família cristã que passa pelo Sacramento do Matrimônio”, diz o bispo diocesano.
O coordenador do Setor Vida e Família, Clóves Angeleli, sublinha que a programação do Congresso abre agora em abril com atividades diversas até o mês de novembro deste ano. Consta no programa do evento a realização de encontros e celebrações dos grupos de família nas comunidades paroquiais, convidando para que as pessoas participem das reflexões acerca das angústias e sofrimentos da família. Em maio começa o roteiro de celebrações específicas para atendimento a esta proposta. Será incentivada a ação de caridade, como gesto concreto do Congresso da Família.
A realização do Congresso se justifica diante da realidade que a família vive no mundo contemporâneo, o que tem exigido uma profunda reflexão acerca de si mesma. Segundo o projeto elaborado pelo Setor Vida e Família, “as preocupações concentram-se principalmente na forte influência do individualismo e secularismo e nas provocações dos meios de comunicação sobre a família cristã”.