Na quinta-feira (31) a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, realizou a liberação de ônus da RRD Comércio de Derivados de Alumínio Ferro e Aço Ltda. A empresa está localizada no Parque Industrial Heriberto de Secco, no Jardim Panorama. Desde o início de 2013, o Governo Municipal tem se empenhado na regularização das empresas que cumpriram as clausulas contratuais com o objetivo de receber a posse definitiva dos terrenos onde estão instaladas.
A doação de terrenos pela Prefeitura a empresários é feita por meio de Lei. O contemplado tem cinco anos para cumprir com os encargos previstos, onde consta a geração de emprego, cuidados com o meio ambiente, entre outros fatores. O não cumprimento dos ônus pode acarretar a reversão da doação. Segundo o diretor de Indústria e Comércio, Jozimar Polasso, o objetivo do Governo Municipal é regularizar a situação de empresas que receberam a doação há anos e cumpriram suas obrigações.
Durante o ato, o prefeito Beto Lunitti lembrou aos colaboradores da empresa e proprietário que eles são responsáveis por gerar riquezas para o município. “É um ciclo. A produção gera receitas que permitem ampliar a arrecadação do município e investir em serviços como saúde, assistência social e educação”. A entrega da posse definitiva gera ao empresário a possibilidade de reinvestir, utilizando seu patrimônio como garantia. “Isso se chama arrojo, desenvolvimento”.
Beto acrescentou ainda que este ato tem um significado importante para o Governo Municipal. “Todos vocês que estão aqui tem seu esforço cotidiano e diário e contribuem para que nosso município continue crescendo. Esperamos que todas as dificuldades momentâneas passem para que possamos continuar com os investimentos”. Beto ainda agradeceu a presença do vereador Expedito Ferreira e o presidente da Câmara Municipal Ademar Dorfschmidt. “Os nossos vereadores sempre atenderam estas demandas de forma rápida. O empresário precisa desta celeridade”, afirmou.
A RDD é especializada em montagem, manutenção e fabricação de equipamentos industriais, montagem de sala de máquinas, funilaria industrial, isolamento térmico, caldeiraria, montagem de equipamentos para subproduto, rede de hidrantes, refrigeração industrial, rede de amônia, rede de efluentes e serviços de guindaste, atuando em diversos segmentos industriais. Atualmente possui 70 colaboradores.
Incentivo às indústrias
Durante o ato, Beto Lunitti informou aos empresários e colaboradores que mais áreas industriais estão em processo de implantação. Em Toledo, os Parques Abramo Rotawa e João Bortoloto terão capacidade de 80 lotes. No Tecnoparque também foram ampliados mais oito terrenos e já se negocia mais uma área de 36 mil metros quadrados. Em Novo Sarandi, com a instalação do Polo de Processamento de Pescado, serão mais três empresas do setor gerando 400 empregos diretos, além da disponibilização de nove terrenos Parque Industrial do distrito.