Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Professores municipais querem qualificar e inovar o ensino integral

Três grupos foram formados em áreas distintas e oito encontros foram programados para este ano nas Escolas Municipais Waldir Becker, Ivo Welter e Walmir Grande.

01/04/2016 - 17:02


Aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de forma qualitativa. Esse é um dos principais objetivos da série de encontros que os professores do ensino em Tempo Integral iniciaram na tarde de quarta-feira (30). Três grupos em áreas distintas estão divididos e farão seus encontros nas Escolas Municipais Waldyr Becker, Ivo Welter e Walmir Grande. Cerca de 20 professores participam em cada um dos grupos.

A Secretaria Municipal de Educação de Toledo (SMED) iniciou esse programa de formação para professores e professoras que atuam na Educação em Tempo Integral. Os trabalhos são desenvolvidos pelo Departamento de Ensino da SMED, por meio das coordenações de área e levam em consideração que agora os alunos estão inseridos em um novo formato de ensino, onde permanecem na escola durante nove horas e meia.

A diretora de Ensino da SMED, Neusa Melânia Bacca Koval, explica que esse trabalho está em consonância com o Plano Nacional de Educação.  “Para que essa escola também seja atrativa para essas crianças durante todo esse período que elas estarão lá, nosso objetivo é discutir o processo de ensino e aprendizagem, como aprimorar e torná-lo melhor”, explica.

Serão oito encontros ao todo, com término em outubro de 2016. Em uma tarde, durante quatro horas, todos os meses, o professor se afasta de sala de aula para trabalhar sua formação. “É um momento que ele se afasta da escola para aprofundar-se em elementos teóricos e metodológicos. Devemos compreender que o integral não é uma escola à parte. Ela tem o mesmo norte de nosso currículo, mas tem uma especificidade, pois trabalha com o aluno bem além das quatro horas. Neste sentido, a ETI existe para garantir a qualidade da educação. Por isso a Smed precisa garantir a formação dos nossos professores”, salientou a Secretária de Educação, Tania de Grandi.

Os grupos estão divididos de forma que três áreas do conhecimento estão sendo trabalhadas. Uma delas é Alfabetização e Letramento, constituindo também a Língua Portuguesa; as questões de Movimento e Musicalização; e três áreas do conhecimento que dialogam entre si: História, Geografia e as Ciências. “Este formato foi bem avaliado pelas direções das escolas, que inclusive contribuíram para este planejamento. Precisamos sempre investir na área humana, qualificando os processos de ensino aprendizagem. A educação como tal, exige, de forma dinâmica sempre o aperfeiçoamento e o município está garantindo isso”, frisou Tania.

 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px