A Secretaria de Saúde divulgou na quinta-feira (31) a atualização dos dados de casos de dengue no município. Toledo possui 619 casos notificados. Destes, 143 foram descartados e 251 confirmados, sendo 218 de pessoas que contraíram a doença de forma autóctone e 37 importados. 220 casos aguardam o resultado de exames.
Toledo encontra-se em situação pré-epidêmica, quando existem entre 100 e 300 casos a cada 100 mil habitantes. “No total, temos 165 casos para cada cem mil habitantes. Isso é preocupante e corremos sim risco de epidemia em nosso município”, destacou o diretor geral de Saúde, Fernando Pedrotti. No estado do Paraná, no período de agosto do ano passado até a última terça-feira (29), já foram registrados 18.541 casos, sendo 16.632 autóctones e 1.909 importados, com 31 óbitos.
Os bairros com maior número de casos em Toledo são o Centro (29 casos), Jardim São Francisco (19 casos), Vila Pioneiro (16 casos) e Jardim Maracanã, com 14 casos. “Cada espaço de vida precisa estar livre de água parada para evitar procriação do mosquito Aedes aegypt. Não queremos e não podemos permitir uma epidemia no município. Pessoas devem olhar as calhas de seus quintais, o vaso sanitário, vasos de planta, atrás da geladeira, jardim, sacolas plásticas e também lavar o recipiente de comida e água dos cachorros”, explanou o diretor.
A população pode verificar o mapa da dengue no município através do link: http://www.toledo.pr.gov.br/
Atividades no Dia Mundial da Saúde
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, o Comitê Municipal de Mobilização Social Contra a Dengue irá promover ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) juntamente com o Núcleo Regional de Educação (NRE) irão visitar as casas próximas as escolas municipais e estaduais para informar a população sobre como prevenir a Dengue, a Chicungunya e a Zika.
As secretarias de Saúde e Meio Ambiente (SMA) também irão mobilizar a população. “Vamos tirar uma hora de nossa manhã e de nossa tarde para chamar a atenção em relação às doenças. Na ocasião iremos fazer uma panfletagem de alerta”, comentou Fernando Pedrotti.
O diretor ainda destacou a ação do Ecoponto Itinerante que será realizada no Centro dia no dia 09 de abril. “É o bairro com o maior índice de infestação no município e iremos fazer o recolhimento de materiais inservíveis através. Além disso, temos a preocupação perene nos terrenos baldios e prazos para que o proprietário organize o local e outros itens fundamentais”, concluiu.