Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Novo itinerário para o transporte coletivo na região central foi aprovado em audiência pública

A alteração foi sugerida com o objetivo de melhorar o fluxo, dar mais celeridade e diminuir os riscos de acidentes

06/04/2016 - 18:33


Apresentar uma nova proposta de itinerário para o transporte coletivo na região central do município. Com este intuito a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), convocou uma audiência pública para deliberar sobre o assunto. A nova configuração aprovada pela comunidade prevê a mudança do tráfego dos ônibus seguindo pela Rua Raimundo Leonardi até a Rua Almirante Barroso, utilizando esta via até a Rua Piratini.

A alteração foi sugerida com o objetivo de melhorar o fluxo, dar mais celeridade e diminuir os riscos de acidentes. “Atualmente os ônibus do transporte coletivo circulam por várias ruas. A intenção é tirar estes veículos da Rua Barão (do Rio Branco), que tem apenas duas vias de rolamento, trazendo para a Almirante Barroso, onde uma das três pistas será preferencialmente para a circulação dos ônibus”, explicou o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), Fabiano Faria.

Hoje 80% das rotas passam pelo trajeto Raimundo Leonardi – Barão do Rio Branco – Nossa Senhora do Rocio – Santos Dumont – Piratini. Com as alterações minimizar o tempo de cada volta já que a Almirante Barroso terá diversos pontos com semáforos, todos sincronizados, permitindo uma boa fluidez nas linhas que atendem os mais diversos bairros. Também serão instalados, neste trajeto, cinco pontos de ônibus.

As mudanças foram aprovadas pelos presentes. Segundo o prefeito Beto Lunitti as alterações são poucas, porém os benefícios serão muitos. “A Barão do Rio Branco está saturada e precisávamos de uma nova configuração. Esta colocada à disposição de vocês é uma excelente alternativa e vai trazer melhorias”. Beto ainda citou a implantação do contrafluxo na Rua Rui Barbosa na saída do Terminal Urbano. “Somente nesta ação permitiu que os usuários passassem quatro horas a menos dentro dos veículos do transporte coletivo por mês em cada viagem. Se contarmos as pessoas que fazer isso duas ou mais vezes por dia, este número aumenta. Isso é qualidade de vida”, frisou.

Sobre os novos pontos, Beto acrescentou que eles serão construídos em avanços rentes a pista de rolamento, contemplando acessibilidade e demais itens para facilitar o acesso aos passageiros, bem como a segurança dos usuários.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px