O Basquetebol paranaense tem ponto de parada em Toledo neste fim de semana. De quinta-feira (7) a domingo (10) o município recebe a Taça Paraná Sub 15 Masculina. A competição, organizada pela Federação Paranaense de Basketball, será disputada no Ginásio de Esportes Jaime Zeni, a casa da basquetebol toledano.
A equipe da Associação dos amigos do Basquetebol de Toledo (Abatol): Ninfa/ Incomar/ PM Toledo, representa o município na competição. Segundo o técnico toledano, Jonathan Marsola dos Santos (Toro), essa será a primeira sediação do ano. “Essa competição é o nosso primeiro desafio dentro de quadra e vai servir para preparar os nossos atletas para as demais competições que vão acontecer dentro e fora do nosso Estado”, explicou.
Em 2015, a equipe Sub 15 Masculina da Abatol ficou com a 5º colocação nos Jogos Escolares do Paraná e conseguiu a 4º colocação no Campeonato Estadual. “Nossa expectativa esse ano é tentar melhorar nossa colocação para trazer uma medalha, em especial agora que estaremos jogando dentro de casa”, lembrou Toro.
Na próxima semana, as categorias Sub 13 e Sub 14 disputam pela Taça Paraná em Marechal Cândido Rondon.
Sediação
Para sediação do evento, a Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e o suporte dos pais, amigos e voluntários da Associação, que são responsáveis por toda a alimentação dos atletas. O trabalho é voluntário. As equipes ficarão alojadas no Centro Esportivo Aldanir Angelo Rossoni (antigo CCR) e o refeitório ficará na sede da Abatol, anexo ao Ginásio de Esportes Jaime Zeni.
Programação dos Jogos
Abatol
A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) é uma instituição sem fins lucrativos que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove a modalidade no município, por meio do trabalho voluntário de pais, professores e colaboradores. Já são quinze anos de trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 16 pontos de treinamento em Toledo, onde aproximadamente 600 meninos não só aprendem a prática da modalidade, mas também são incentivados a terem hábitos saudáveis.