Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Panfletagem, passeata e blitz educativa marcaram o Dia Mundial da Saúde em Toledo

Alunos realizaram atividades pedagógicas e alertaram a população sobre o combate à Dengue.

07/04/2016 - 17:33


Nesta quinta-feira (07) é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Para marcar a data, o Comitê Municipal de Mobilização Social Contra a Dengue promoveu atividades intersetoriais de combate ao mosquito Aedes aegypt, causador da Dengue, a Chicungunya e a Zika Vírus. Estudantes das escolas municipais e estaduais estiveram na Praça Willy Barth, das 8h às 9h, e realizaram uma blitz e panfletagem educativa para sensibilizar a população sobre os cuidados com as doenças transmitidas pelo mosquito.

A ação teve o objetivo de alertar a população sobre como prevenir as doenças causadas pelo mosquito e envolveu as Secretarias de Saúde, de Meio Ambiente (SMA), de Educação (SMED), de Segurança e Trânsito (SMST), além do Núcleo Regional de Educação (NRE), SESC e o SENAC. Os alunos da Escola Municipal Orlando Luiz Basei, de Novo Sarandi, realizaram uma peça teatral para advertir a população sobre os cuidados necessários para evitar a procriação do mosquito.

Na ocasião, os alunos das Escolas Municipais Shiley Lorandi e Amélio Dal Bosco e do Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego fizeram uma passeata. Na Praça também estava à mostra os objetos inservíveis coletados através do Programa Ecoponto Itinerante.

Simultaneamente, o SESC e o SENAC trabalharam com os alunos no Teatro Municipal e no Jardim Panorama. Cerca de 500 alunos estavam presentes nas atividades de mobilização. A representante do Comitê Social de Mobilização Contra a Dengue, Silvana Martines, ressaltou que o ponto culminante da ação é ação das escolas na questão de conscientização por meio das crianças. “Muitas pessoas tratam a Dengue como se estivéssemos fora de risco. Por isso todas as crianças de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) efetuaram as atividades de forma pedagógica com seus professores dentro e fora da sala de aula”, frisou Silvana. No período da tarde, a mobilização ocorreu das 16h às 17h com panfletagem somente no entorno das escolas.

As crianças estavam animadas em expor para a comunidade sobre a problemática da dengue. Segundo a estudante da Escola Municipal Henrique Brod, Isabel Zanini, a ação fez com que ela se sentisse bem. “Tem muitos casos de dengue e é importante conscientizar as pessoas para que limpem seus quintais e pátios. As pessoas passam e dizem que terão mais cuidado. Também sempre alerto meus pais e os vizinhos a cuidarem de suas casas”, relatou.

O prefeito Beto Lunitti parabenizou as crianças pela ação, não só no contexto pedagógico, mas também no contexto cultural e pela diferença que fazem no combate à dengue. “Esta mobilização mostra a preocupação que o município e a 20ª Regional de Saúde têm. Esta espécie de parada pedagógica mostra a tamanha gravidade em decorrência do mosquito Aedes aegypt. O município deve fazer a diferença e se atentar na luta de combate ao mosquito”, ressaltou Beto.

Dengue em Toledo

De acordo com os últimos dados atualizados da Secretaria Municipal de Saúde, Toledo conta com 630 casos notificados de dengue. Destes, 129 foram descartados e 254 confirmados, sendo 219 de pessoas que contraíram a doença de forma autóctone e 35 importados. 247 casos aguardam o resultado de exames. De zika vírus, dois casos são importados e um autóctone. Os bairros com maior número de casos em Toledo são o Centro (29 casos), Jardim São Francisco (19 casos), Vila Pioneiro (16 casos) e Jardim Maracanã, com 14 casos.

O município encontra-se em situação pré-epidêmica, quando existem entre 100 e 300 casos a cada 100 mil habitantes. “No total, temos 165 casos para cada cem mil habitantes. Isso é preocupante e corremos sim risco de epidemia em nosso município”, destacou o diretor geral de Saúde, Fernando Pedrotti. “Não queremos e não podemos permitir uma epidemia no município”, completou o diretor.

Ecoponto Itinerante

O Centro é o local com mais casos de dengue no município de Toledo. Com a intenção de amenizar a circunstância, o bairro irá receber neste sábado (09) a ação do Ecoponto Itinerante. A população poderá descartar seus materiais inservíveis na Praça Willy Barth, das 8h às 12h. “É o lugar com o maior índice de infestação no município e iremos fazer o recolhimento de materiais inservíveis. Além disso, temos a preocupação perene nos terrenos baldios e prazos para que o proprietário organize o local e outros itens fundamentais”, relatou o secretário de Meio Ambiente, Endemar Rockembach.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px