A Prefeitura de Toledo está substituindo o telhado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sueli Gruber, no Jardim Panorama II. A obra custará aos cofres públicos R$ 37.597,39 e está sendo realizada após algumas tentativas de resolver o problema sem precisar trocar toda a estrutura. O projeto da nova cobertura foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Estratégico e o recurso para sua execução é da SMED, com a contribuição da comunidade através do Orçamento Participativo (OP).
O prédio inaugurado em dezembro de 2012 foi construído com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A unidade custou, na época, R$ 570 mil, porém antes de sua abertura já precisou de intervenções. “Tínhamos algumas falhas de projeto que precisaram ser vistas antes de acolhermos as crianças”, disse a secretária da SMED, Tania Elisete de Grandi.
O atendimento às famílias do bairro, devido a estes ajustes, começou no segundo semestre de 2013, entretanto os problemas estruturais continuaram a aparecer, entre elas as goteiras e infiltrações. “Por ser um prédio novo tentamos alguns consertos tentando não reinvestir grandes quantias, porém não tivemos êxito”, acrescentou Tania.
Orientada pelos engenheiros e arquitetos da Secretaria de Planejamento Estratégico, a SMED optou pela troca total do telhado. As obras devem seguir até a segunda quinzena de abril e melhorar a qualidade do processo de ensino no CMEI que atende aproximadamente 70 crianças. “Sempre buscamos oferecer as melhores condições para os usuários do serviço público. Nossos CMEI’s e escolas são conhecidos excelente infraestrutura e o (CMEI) Sueli Gruber precisava desta intervenção para manter este padrão”, reforçou Tania.
27º CMEI
Atualmente o município conta com 26 centros municipais de educação infantil atendendo aproximadamente 2.200 crianças de zero a três anos. A 27ª unidade deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre. Segundo a secretária da SMED, Tania de Grandi, o local ainda não entrou em funcionamento devido à ampliação do quadro funcional de servidores para a Educação. “Tivemos muitos investimentos em educação infantil e aumentamos o número de atendimentos nos CMEI’s. Para isso foi preciso a contratação de diversos professores. Hoje não temos mais profissionais aprovados a serem chamados e aguardamos a homologação deste novo concurso para iniciar a convocação”. O próximo CMEI a ser inaugurado é o Rosângela Andriolli dos Santos, na Vila Paulista. A nova unidade já tem suas obras finalizadas e passa pela fase de instalação de mobiliários e equipamentos.