Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Diabetes é tema do Dia Mundial da Saúde de 2016

Durante o dia, vários serviços de prevenção foram oferecidos no Ginásio de Esportes Lauri José Simon, no Jardim Panorama

07/04/2016 - 19:36


Prevenção e alerta. Esses são os principais fatores que motivaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) a comemorar o dia 07 de abril como o Dia Mundial da Saúde. A ideia é, junto com outras organizações internacionais, escolher sempre um tema ou uma área considerada importante, para que a população de todos os países possa ser alertada sobre os perigos e riscos de algumas doenças consideradas graves e que devem merecer uma atenção especial e redobrada. Em Toledo, as ações aconteceram no Ginásio de Esportes Lauri José Simon, no Jardim Panorama.

Neste ano de 2016, a OMS em parceria com a Federação Internacional de Diabetes resolveram voltar a atenção para esta doença que a cada ano é responsável por 14,5% do total de todas as mortes que ocorrem no mundo. Conforme o Atlas do Diabetes, a Federação Internacional de Diabetes, em 2015 aproximadamente cinco milhões de pessoas entre 20 e 79 anos foram a óbito devido ao diabetes, muito mais do que todas as guerras, conflitos armados, HIV/AIDS e diversas outras doenças juntas. Mesmo assim, a grande maioria da população não volta sua atenção e nem toma os cuidados necessários para prevenir e combater esta terrível doença.

Toledo

As ações da Secretaria de Saúde de Toledo referentes ao Dia Mundial da Saúde aconteceram no Ginásio de Esportes Lauri José Simon, no Jardim Panorama, nesta quinta-feira (07). Entre 7h30 e 11h30 vários serviços de caráter preventivo foram oferecidos para a população.

A farmacêutica e coordenadora do evento, Liane Szatkowski, alertou que segundo o guia de estratificação de risco da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 5% da população acima de 15 anos está sujeita a ter Diabetes. “Se não cultivar hábitos saudáveis, qualquer pessoa, com o passar do tempo pode adquirir. Portanto, se cuidem”, frisou Liane.

Segundo ela, a maioria das pessoas atrela cuidar da saúde com a imagem do médico, da enfermeira ou de outro profissional de saúde. “O que as pessoas não sabem é que apenas 40% de um tratamento depende desses profissionais, os outros 60% dependem dos próprios pacientes”, disse a farmacêutica. Ela complementou dizendo que as atividades físicas, a alimentação, o bem estar físico e mental é que garantem uma boa saúde.

Serviços oferecidos

Durante toda a manhã vários setores de diversas secretarias, além de instituições e entidades parceiras prestaram serviços gratuitos para a comunidade, principalmente do Jardim Panorama e São Francisco.

O curso de Estética da Unipar realizou higienização facial, design de sobrancelhas e maquiagem; o Caps AD e o Caps II apresentaram seus serviços, além de produtos artesanais desenvolvidos pelos pacientes; o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Ciscopar levou orientações e materiais informativos sobre DSTs, hanseníase, tuberculose, hepatites, HIV e Aids; o Programa de Plantas Medicinais distribuiu material informativo e plantas; o curso de Farmácia da Unipar deu orientações sobre armazenamento e descarte de medicamentos, além de recolher medicamentos vencidos; o curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Dario Velloso fez atendimentos para verificar a pressão arterial e a glicemia das pessoas, além de dar orientações sobre o Projeto Prevenção de Quedas do Idoso com a demonstração da Casa Segura; o Programa de Combate e Controle às Endemias distribuiu material informativo e fez orientações ao público sobre dengue, zica vírus e chicungunya; o serviço de odontologia das unidades de saúde do São Francisco e Panorama fizeram demonstrações sobre higiene bucal, técnica de escovação e orientações sobre saúde bucal.

Esporte é saúde

Dentro das ações preventivas oferecidas durante o Dia Mundial da Saúde, estavam atividades físicas orientadas por profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer. Todos os presentes puderam realizar ginástica laboral, alongamentos e se divertir “mexendo o esqueleto” com ritmos animados.

A aposentada Talia Welter, 84 anos, disse que sempre participa da ginástica. “É muito bom, bastante gente não faz nada, é bem mais jovem, porém já parecem velhos. Eu estou forte, faço todo o serviço da casa com muita disposição”, contou animada a idosa. Outro aposentado que participou das atividades junto com os demais jovens foi o Seo Leonino Moreira Lopes, de 69 anos. “Pratico atividade duas vezes por semana. Isso muda tudo, faz a gente ficar mais esperto. A professora manda a gente dançar e nós obedecemos”, disse animado o jovem senhor.

“Temos sempre que fazer alguma coisa. Se ficar só pensando em coisa ruim a gente fica ruim. Os jovens tem que fazer o mesmo que nós. Só fica velho o cara que quer ficar velho”, frisou Leonino em tom de alerta para que os jovens também cuidem de sua saúde física e mental.

Jardim Europa/América

A mesma atividade realizada no Dia Mundial da Saúde no Jardim Panorama será repetida no dia 28 de abril no Ginásio de Esportes Luciano Lauro Longen, no Jardim Europa das 13h30 às 17h.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px