Um desejo antigo dos acadêmicos e uma luta constante do Movimento Estudantil Universitário da Unioeste, campus de Toledo, agora vira realidade. Por meio de uma parceria firmada com a Prefeitura de Toledo, na segunda-feira dia 18 de abril, começam a serem servidas as refeições do Restaurante Popular Universitário. O projeto é inovador no Brasil, pois irá mesclar a dinâmica do Restaurante Popular com o espaço do Restaurante Universitário.
Na manhã desta sexta-feira (08) o diretor do campus Toledo da Unioeste, Remi Schorn, reuniu-se com o prefeito Beto Lunitti e assessores para definir os encaminhamentos sobre a abertura do RPU. Ficou acordada a data de 18 de abril para o início das atividades. Inicialmente as refeições serão servidas no ginásio da universidade, até que as obras do Restaurante Popular Universitário estejam concluídas. O preparo dos alimentos do almoço será realizado pela Cozinha Social de Toledo.
“Já terminamos a terceira fase das obras e agora estamos na última fase, que envolve instalação de equipamentos, ajardinamento e os acabamentos. O ginásio foi adequado para iniciar os trabalhos do RPU a partir do próximo dia 18. Está em processo de licitação a parte do jantar, que será custeado com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) por termos ingressado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse é um recurso carimbado para assistência estudantil. A parceria com a prefeitura foi fundamental para podermos implantar o projeto nesses moldes”, explicou Remi Schorn.
O RPU servirá almoço tanto para os universitários, quanto para a população em geral. “Nós teremos capacidade para servir mil refeições diárias nos mesmos moldes dos outros cinco restaurantes populares de Toledo. Essa é a primeira experiência no Brasil, que atenderá tanto acadêmicos, quanto a população em geral”, salientou o prefeito Beto Lunitti.
O diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei, explicou que o espaço físico é de responsabilidade da universidade e a operacionalidade é do município, por meio da Cozinha Social (preparo dos alimentos e equipe de colaboradores para transporte e para servir as refeições). O RPU funcionará das 11h30 às 13h30 e por cada refeição será cobrado o valor de R$ 2,50.
“O município busca com isso gerar melhor qualidade de vida através de uma alimentação saudável, com vistas a uma saúde preventiva. Para o município nunca será visto como uma nova despesa e sim como um investimento em saúde pública”, frisou o prefeito Beto Lunitti.
O secretário de Administração, Nelvio Hübner, complementou que as refeições servidas são balanceadas. “Enquanto Poder Público nos preocupamos com a saúde alimentar da população, nesse sentido as nutricionistas da Cozinha Social sempre irão preparar um cardápio balanceado e nutritivo para servir nesse espaço”, garantiu. Outros dois restaurantes populares devem ser inaugurados ainda esse semestre. Um no Jardim Panorama II e outro do Jardim Gisela.