Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Encontro regional discute Cultura, Territórios e Cidades

Primeiro dia foi marcado por oficinas, debates instigantes e apresentações artísticas.

13/04/2016 - 21:58


O 1º Encontro Regional de Cultura da BP3 foi além de apresentações artísticas que normalmente já são suficientes para encher os olhos e prender a atenção do público. A cultura em seu aspecto mais amplo também foi debatida e refletida por gestores públicos e agentes culturais de 29 municípios da Região Oeste do Paraná. O evento, promovido pela Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3 em parceria com a Secretaria de Cultura de Toledo, teve sua abertura nesta terça-feira (12) e segue até hoje (13) no Teatro Municipal de Toledo.

A ação é articulada pelo Ecomuseu de Itaipu, em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, como uma das iniciativas ligadas ao Programa Cultivando Água Boa com apoio da Unila e Unioeste. O 1º Encontro Regional de Cultura da BP3 iniciou as atividades com a realização de duas oficinas no período da tarde. “Mapeamento Cultural” e “Museus e Exposições”, coordenadas por Ana Paula do Val e Tamíris Amâncio, respectivamente.

“A proposta dessas oficinas era debater a cultura dentro do território, também provocar inquietações aos gestores e dialogar com os agentes culturais para tentar entender como funciona nosso território, suas características, suas transversalidades para olhar a cultura como movimento de transformação”, explicou a secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani.

Segundo ela, receber esse encontro é uma honra e um momento de valorização de todos os municípios que participam da Rede Regional de Cultura. “Esse é um momento de extrema alegria. Nós nos sentimos privilegiados em receber todos esses municípios para discutir cultura dentro da Bacia do Paraná 3. A programação desta quarta-feira (13) está bem interessante, no sentido de ser provocativa, de lançar desafios aos gestores para que apontem soluções e perspectivas para se trabalhar com cultura dentro dos nossos municípios. É uma forma de refletir como se faz cultura, como se vive cultura e como se transforma a cultura dentro dos seus territórios”, explana Rosselane.

A cerimônia de abertura contou com uma belíssima apresentação artística da Orquestra de Câmara de Toledo. Participaram do ato o representante da Itaipu Binacional, Luiz Yoshio Suzuki e a representante do Departamento de Cultura de Terra Roxa, em nome da Rede de Cultura e Patrimônio da BP3, Idália Pascual. Além de artistas, pesquisadores, professores e acadêmicos das universidades e faculdades da região, secretários e gestores de cultura.

Abertura

Após a abertura oficial, foi realizada a Mística da Terra, simbolizando a presença de cada um dos 29 municípios presentes no 1º Encontro Regional de Cultura da BP3. Em seguida, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unila, Cecília Machado Angieli, ministrou a palestra de abertura “Cultura, Territórios e Cidades”. Ela é pós doutora em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (SP) e instigou uma rica discussão com o público presente.

A programação da conferência teve sequência na Usina do Conhecimento e fechou a noite com as apresentações artísticas do Circo Ático e do grupo Tolebreaker’z. Na manhã desta quarta-feira (13) foram retomadas as atividades com a apresentação cultural do Circo da Alegria e painéis “Dimensão Territorial, Municipal e Identitária da Cultura: entre o Urbano e o Rural” e “Planejamento Urbano e Cultura: Cidades como Espaços Culturais” com diversos debatedores.

 
C%c3%b3pia de web banner 1144x250px