O encontro está programado para a próxima terça-feira (19), acontecerá às 19h30 no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Bortsel, do Jardim Coopagro (CJU/Coopagro), e a palestrante convidada é Neide de Azevedo Lima - importe líder feminista que presidiu o Movimento Feminino pela anistia no Paraná. A palestra é gratuita com o limite de 100 participantes. O evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Toledo,
Conforme a presidente do CMDM, Silvana Martinês, o objetivo do encontro é levar conhecimento para quem participar e por meio dele, tornar a luta por direito das mulheres mais forte. “A Dona Neide é uma senhora com experiência de muita luta e representatividade no movimento feminista. Então aproveitamos a sua passagem pelo Paraná para que traga essas experiências Toledo e através do seu exemplo da mulher batalhadora e sábia que é, possa acrescentar na vida das toledanas”, comentou.
Silvana destacou que o Conselho ter realizado diversas atividades diferenciadas, descentralizadas, buscando a ouvindo as mulheres, indo além da luta contra a violência. “Nossa missão é levar conhecimento às mulheres, e que com a leitura e a informação, elas possam se sentir empoderadas, fortes, tirando-as desse mundo de violência”, destacou.
O encontro contará com um momento de palestra com o tema ‘Mulheres e suas influências culturais, política e sociais’, ministrada por Neide, que também contará sua trajetória e declamará poesias do seu repertório. O encontro também terá uma sala de diálogo, que contará com a participação de convidadas especiais, como as secretárias municipais. Na ocasião também será distribuído um exemplar do livro de autoria da palestrante.
A palestrante
A Srª Neide de Azevedo Lima é professora universitária aposentada com mestrado em Psicologia e Metodologia da Pesquisa Científica. Pertence a Academia de Letras José de Alencar de Curitiba. Além do lado poético, participou como presidente do Movimento Feminino pela anistia no Paraná, em companhia de Terezinha Zerbine, Helena Greco, Ruth Escobar, Mila Cauduro e Quita Brizola. Sua participação na política paranaense ajuda a entender a história e a importância feminina na construção e transformação cultural do nosso país.