Com o tema ‘Importância da Leitura na Formação Social do Indivíduo’, a Secretaria de Cultura realizou nesta quinta-feira (14) a abertura da segunda edição do projeto “Nossa Praça, Nosso CEU”. Diversas atividades artísticas, culturais e de lazer serão oferecidas nos dias 15 e 16 com o objetivo de envolver toda a comunidade, seja crianças, jovens, adultos ou idosos. A ação acontece nos espaços do Centro de Artes e dos Esportes Unificados (CEU das Artes).
O tema foi escolhido em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, que marca também o aniversário de Monteiro Lobato, e atividades relacionadas com personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. Entre as ações estão previstas Rodas de Capoeira; Programa RecreAção; Ritmos Coreografados com adolescentes, mulheres e adultos; escolinha de skate; hip hop; contação de histórias; oficinas de Educação Sexual (DST), Plantas medicinais, Dengue, primeiros socorros; produção de figurinos relacionados ao Sítio do Pica Pau Amarelo, entre outros.Oficina de artes, grafiagem, oficinas de leitura, dança e brincadeiras lúdicas com as crianças também são atrações na grade de programações do projeto.
A Secretaria de Cultura determinou o programa como ação permanente de integração das secretarias do município para fornecer atividades transversais. “Nós oportunizamos a comunidade, que já usa o espaço para atividades culturais, a também acessar informações desenvolvidas por outros segmentos da Prefeitura, como esporte, educação, assistência social e saúde, além de orientação e complementos dos cursos já oferecidos pela nossa pasta”, explanou a secretária de Cultura, Rosselane Giordani. “O evento tem a possibilidade de transformar a vida e o olhar das pessoas enquanto comunidade. Ficamos contentes em ver que a família da região se apropriou do espaço tão importante para a política publica do município. É um território que está sendo transformado pela presença da população”, destacou Rosselane.
Segundo relatou a coordenadora do CEU das Artes, Magda Ritter, o espaço é um equipamento de intersetorialidade de políticas públicas. “A retomada do ‘Nossa Praça, Nosso Céu’ é uma forma de conseguirmos atingir amplamente a comunidade, apresentando para a população local as ações que o município tem a oferecer”, comentou. “Além disso, é um modo de valorizar o espaço e ocupar o local com ações de outras secretarias”, completou.
O prefeito Beto Lunitti citou que o início da programação é um dos critérios estabelecidos para a felicidade. “O governo precisa criar oferecer ações que repercutam positivamente na vida das pessoas que utilizam os espaços públicos. Nossa intenção é fazer com que essas atividades se transformem em perspectivas de futuro”, concluiu.
Programação sexta-feira (15)
09h – Apresentação de dança “Show das Poderosas” – CERTI Pioneiro
09h15 – Apresentação CJU
10h – Mini curso: ‘Gravidez na Adolescência’ – UBS Santa Clara IV
10h às 11h30 – Sessão de fotos com peruca da Emília e cartola do Visconde de Sabugosa
14h – Contação de Histórias – Educação (para Crianças de três a cinco anos)
15h – Oficina de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.
15 – Oficina de Plantas medicinais
15h às 16h – Sessão de fotos com peruca da Emília e cartola do Visconde de Sabugosa
16h – Oficina de bolhas de sabão
17h às 18h – Intervalo
18h – Aulão de capoeira – CEU/Henrique
20h15 – Oficina de Ritmos Coreografados – SMEL / Mônica
Durante todo o dia – Tenda da Dengue, Tenda dos serviços socioassistenciais, Exposição de Xilogravuras, Espaço Monteiro Lobato, Distribuição de perucas da Emilia e Cartolas do Visconde e Distribuição de informativos sobre Monteiro Lobato – Dia do Livro Infantil.
Programação sábado (16)
14h – Bailinho com músicas infantis
14h às 17h – Recreação (pintura facial/cama elástica/inflável)
15h – Kayla Patrícia
15h20 – Bailare
15h30 – Keysiane (Campeã FESTIN)
15h40 – MC Diferente
16h – Grupo Naturalmente
14h às 18h – Oficina de Skate
Durante toda a tarde – Doação de roupas (bazar) – Grupo Senzala de Capoeira (tarde), Grafitagem – Isaac Souza de Jesus, Tenda da Dengue, Tenda dos serviços socioassistenciais, Exposição de Xilogravuras, Espaço Monteiro Lobato, Distribuição de perucas da Emilia e Cartolas do Visconde e Distribuição de informativos sobre Monteiro Lobato – Dia do Livro Infantil.