A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2016 inicia hoje (25) e segue até 20 de maio. O dia “D” está maçado para o dia 30 deste mês, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município ficarão abertas para vacinação, das 8h até as 17h ininterruptamente.
A imunização tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes de infecções pelo vírus da gripe na população alvo da campanha, que tem mais risco de adoecer. Este ano a vacina será trivalente, uma única vacina contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e Influenza A, conhecida como “gripe suína” (H1N1).
Quem pode vacinar
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Edson Simionato a vacina estará disponível na rede pública, por grupos prioritários conforme orientação nacional. “Crianças maiores de seis meses e menores de cinco, As gestantes e as mulheres em pós-parto até 45 dias (puérperas), indígenas e idosos acima de 60 anos. Doentes crônicos e trabalhadores da área da saúde também são prioridades”.
No caso de pessoas com doenças crônicas – como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais –, é necessário apresentar indicação médica, ou prescrição de uso de medicação continua para estas doenças. “Não precisam apresentar comprovação pacientes acompanhados pela Unidade Básica de Saúde, ou seja, onde o controle da doença crônica é feita na própria Unidade que buscou fazer a vacina”, explica Simionato.
O diretor enfatiza que é importante que a população faça a vacina o mais cedo possível. “A vacina garante imunização após 15 dias, quando devemos ter início ao pico de frio, então quanto antes vacinar melhor”.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a vacina tem se mostrado eficaz em relação aos problemas de renite, alergia, pneumonia e demais doenças respiratórias.
Para vacinar é preciso apresentar um documento e o cartão de vacinação para atualização.
Pontos de vacinação
A campanha teve inicio senta segunda-feira (25), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, conforme seus horários de atendimento. Já no dia 30, sábado, acontece o dia “D” de vacinação e todas as UBS’s estarão abertas à população, das 8h até as 17h, sem parar para o almoço.
Quem não deve vacinar
A dose só é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior.
Outras recomendações
O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, outras medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar a infecção: lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.