Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

Câmara debate torres e uso de armas pela Guarda Municipal

A Câmara de Toledo,  através da Comissão da Ordem Econômica e Social-COE, ouviu nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 14h, autoridades ligadas a dois temas que constam em Projetos de Lei  em tramitação e em debate no Legislativo, o uso de armas pela Guarda Municipal e as torres na área urbana.   As questões  motivaram solicitação ao Líder do Governo, Luís Fritzen, para ouvir os secretários destas áreas a respeito.

12/05/2011 - 15:55


Estiveram na COE a secretária de Planejamento Maysa Kuhn Fazzolari e o secretário de Segurança, João Crespão, os quais fizeram exposições sobre os assuntos e responderam questionamentos dos vereadores. Acompanharam a reunião os vereadores  da COE Leoclides Bisognin,  Expedito Ferreira e Paulo dos Santos e ainda Ademar Dorfschmidt, Eudes Dallagnol e Rogério Massing.

O secretário de Segurança, João Crespão, relatou aos vereadores que a Guarda Municipal de Toledo está encaminhando as medidas necessárias no sentido do uso de armamento a partir da experiência de Foz do Iguaçu.  As providências incluem a constituição de Ouvidoria da Guarda Municipal e Corregedoria da Guarda Municipal, cuja criação  está prevista em dois Projetos de Lei.  As medidas também incluem convênio com a Polícia Federal para treinamento dos guardas no manejo das armas, além de licitação para aquisição do armamento.   A Guarda Municipal de Toledo deve estruturar ainda um local para armazenamento das armas e munições, uma vez que o armamento deverá ser usado somente durante o serviço.

Já a secretária Maysa relatou as medidas que estão sendo adotadas no sentido de regulamentar a instalação de antenas. Também participou do encontro um representante de operadora de telefonia celular que em seguida se reuniria na Secretaria de  Planejamento para tratar dos projetos da empresa Claro. Ela pretende instalar mais três antenas nas regiões dos bairros Coopagro, Gisela-Porto Alegre e Pioneiro e já conta com nove destes equipamentos.

O vereador Bisognin comentou que hoje já são dezenas de antenas de telefonia celular em Toledo e não havia nada que desse uma regulamentação à sua instalação. Além disso há muita reclamação quanto à qualidade do sinal das operadoras e regiões como o bairro São Francisco e o interior têm queixas constantes que já motivaram inúmeras solicitações de providências por parte da Câmara de Vereadores às operadoras de telefonia, relatou o presidente da COE.

 O Projeto de Lei Nº 64 “dispõe sobre a sistematização e o regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para a instalação de estações de Rádio-Base (ERBs) e de mini-estações de Rádio-Base (Mini ERBs) de telefonia celular e de telecomunicações em geral no Município de Toledo”, enquanto o PL Nº 59 cria a Corregedoria da Secretaaria de Segurança e Trânsito e o PL Nº 60 cria a Ouvidoria da Secretaria de Segurança e Trânsito.

 

Da assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29