O Projeto Social Circo da Alegria está representado no III Seminário Internacional de Circo “Horizontes Educativos”, realizado em Campinas, São Paulo, que acontece nesta quinta-feira e sexta-feira (05 e 06). O coordenador do Projeto, Dado Guerra, e a ex-coordenadora, Tania Piazzetta, participam do encontro.
Conforme Dado Guerra, o Seminário é uma oportunidade única de conhecer o trabalho dos melhores profissionais e pesquisadores da arte circense. “Ter essa gama de pessoas conhecedoras do circo, reunidos em um só local e compartilhando o resultado do trabalho é algo fantástico”. O coordenador ainda acrescentou que para o Circo da Alegria acompanhar todo esse processo de desenvolvimento melhora ainda mais o trabalho desenvolvido em Toledo.
O momento ainda serve para ampliar o contato com profissionais e grupos. “Teremos em nosso município, em setembro, a X Mostra de Circo e o III Festival Nacional de Circo Social. Nossa intenção é contar com a presença de alguns destes artistas para abrilhantar nosso evento”. Dado ainda agradeceu à Secretaria Municipal de Educação de Toledo (SMED) pelo apoio nestes mais de 21 anos de atividades do Circo da Alegria. “Buscamos o que existe de melhor para oferecer a estes estudantes. Temos muitos exemplos de jovens que conquistaram espaço e atuam profissionalmente com arte circense graças ao Governo Municipal que sempre acreditou nesta proposta”.
O Seminário faz parte das comemorações do 10º aniversário Grupo CIRCUS, projeto desenvolvido pela Faculdade de Educação Física (FEF), da Unicamp, para a realização de estudos, pesquisas, projetos de extensão universitária, eventos, projetos de iniciação científica, orientações de mestrado e doutorado relacionados com as atividades circenses e suas relações com a Educação Física. A programação será composta por diversas oficinas, debates, espetáculos, lançamentos e apresentação de livros.