A competição será disputada em três fases classificatórias e uma final, tendo como ponto de largada o município de Toledo.
Os times estão dispostos em grupos únicos e se enfrentam pelo sistema de rodízio. A classificação se dará pela pontuação obtida em todos os jogos, assim como a composição da chave obedece à classificação da Divisão Especial 2015 e o ranking estabelecido pelos resultados obtidos na categoria entre os anos de 2012 a 2015. Classificam-se para a segunda fase de cruzamento os quatro primeiros colocados.
No feminino as anfitriãs competem com a Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma, Alto Paraná Handebol, ACH/Lanalli/Semel/Cascavel, Jardim Alegre/AFHJA/Handebol, Astorga Handebol, Prefeitura de São Miguel do Iguaçu e Prefeitura de Arapongas/Ahandara/Ceem. Enquanto que no masculino, os donos da casa medem força com Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma, Prefeitura de Colorado, CHC/AC5/Cascavel/Unimed, Astorga Handebol, Fecam/AhandCam/Campo Mourão, Ahpa/FundEsportes/Paranaguá, Jussara Handebol, Castro Handebol e Arapongas/Ahandara/Ceem.
Recebem as disputas os ginásios de esportes Alcides Pan e Aldanir Angelo Rossoni (antigo CCR). A rodada de abertura inicia às 13h30, com duas partidas simultâneas. No domingo, dia 08 de maio, o estadual prossegue, fechando a primeira fase classificatória com 27 partidas disputadas. A programação completa pode ser conferida clicando no link www.paranahandebollhpr.com/competicoes/sub18-juvenil/chave-ouro.
O Campeonato Paranaense de Handebo Juvenil/Sub-18 conta com o apoio da Prefeitura de Cascavel, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Faculdade Assis Gurgacz, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), do CREF9/PR, e ainda tem o apoio das empresas Taluana Sports e Caio Eventos.
Da assessoria