Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Parceria permite acompanhamento de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica

Curso de Fisioterapia da Unipar, em parceria com o Instituto Igast, referência neste tipo de cirurgia em Toledo, orienta os pacientes no pré e pós-operatório

 

09/05/2016 - 15:30


O curso de Fisioterapia da Unipar é parceiro do Instituto de Gastroenterologia (Igast), em Toledo, referência em cirurgia bariátrica. Sob a coordenação da professora Dora de Castro Agulhon Segura, os acadêmicos fazem um acompanhamento dos pacientes, tanto no pré como no pós-operatório. “A A obesidade é considerada um grave problema de saúde pública, responsável por desencadear diversas doenças crônicas e incapacitantes, além de promover comorbidades que podem levar à morte”, explica a professora. Ela atinge a pessoa, independente de gênero, raças e idades. Entre as grandes causas da obesidade estão dieta desbalanceada e a falta de atividades físicas, porém a etiologia pode envolver outras anomalias e distúrbios genéticos.

Segundo ela, nem sempre um procedimento conservador alcança sucesso, fazendo-se necessária a indicação de um procedimento mais invasivo, que é o caso da cirurgia bariátrica, conhecida popularmente como redução de estômago. Ela afirma que embora a cirurgia tenha evoluído muito nas últimas décadas, o público que necessita do procedimento constitui um grupo de risco, que precisa de orientações e tratamento no pré e pós-operatório. E é aí que entra a parceria com o curso de Fisioterapia da Unipar.

Desde 2014, o curso de Fisioterapia da Unipar de Toledo faz o acompanhamento dos pacientes que frequentam as reuniões mensais oferecidas pelo Instituto, fazendo pesquisas de cunho científico, ministrando parte da palestra e oferecendo atendimento na Clínica Escola, através de atividade física monitorada. Na grande maioria das vezes, os pacientes precisam de um acompanhamento mais personalizado decorrente da dificuldade da execução de atividades aeróbicas fundamentais para auxiliar no processo da perda e manutenção de peso. Em cada reunião são cerca de 50 participantes e os temas discutidos são múltiplos, como o tipo de procedimento cirúrgico indicado, os cuidados no pré-operatório e as alterações no pós-operatório.

O projeto é coordenado pela professora do curso de Fisioterapia Dora de Castro A. Segura. As reuniões acontecem sempre na última sexta-feira do mês, na sede do Igast, reunindo interessados na realização da cirurgia e pessoas que já passaram pelo procedimento. “Trata-se de um bate papo para tirar as dúvidas mais frequentes, ressaltar a importância de acompanhamento fisioterapêutico antes e após o procedimento e de estímulo à prática de atividade física monitorada por profissional após indicação clínica. Nestas reuniões mensais todos os profissionais envolvidos ministram alguns minutos da palestra, que é bastante interativa e participativa”, descreve a professora.

Evolução do projeto

Em 2015, o projeto de fisioterapia analisou a perda de peso relacionada à qualidade de vida e o nível de satisfação corporal. Neste ano, o projeto está voltado para a importância da suplementação alimentar, através do estudo dos níveis de vitamina D, vitamina B6, Cálcio e Ferro. Além da palestra enaltecendo a importância do acompanhamento com endocrinologista e nutricionista, a fisioterapia se destaca no estímulo da massa óssea associando a suplementação com a prática de exercícios regulares.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px