Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Educação Financeira é foco de semana de ações promovida pelo BC, em parceria com o Sebrae/PR

De 16 a 19 de maio, 13 cidades paranaenses recebem Eventos de Educação Financeira e Seminários de Crédito; gratuitos e abertos ao público em geral, atividades têm como objetivo orientar a obtenção e aplicação de crédito por pequenos negócios

12/05/2016 - 17:56


Informação e orientação são fatores fundamentais para uma boa relação dos cidadãos com o dinheiro. Contribuir para o fortalecimento da cidadania, auxiliando a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes, é o objetivo da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), promovida em todo o País de 16 a 22 de maio, pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). O projeto tem o Banco Central do Brasil (BC) como um dos executores. No Paraná, as ações ocorrem em parceria com o Sebrae/PR. 

Além de dez Eventos de Educação Financeira o Estado receberá três Seminários de Crédito dentro do cronograma de atividades. Coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Flavio Locatelli Junior explica que a iniciativa é fruto de uma política estratégica nacional de incentivo à educação financeira. "A parceria do Sebrae com o BC é de longa data. Com o crescimento da disponibilidade de recursos para pessoas físicas e jurídicas, nos últimos anos, nosso trabalho intensificou o foco na melhoria da gestão financeira dos pequenos negócios", aponta.   

No dia 16 de maio, Piraquara, Laranjeiras do Sul e Maringá recebem o Evento de Educação Financeira. No dia 17, é a vez de Toledo, Campo Magro e Paranavaí. Em 18 de maio, Santa Helena, Cianorte e Cascavel sediam o evento, que, em Umuarama, está marcado para o dia 19. Os três Seminários de Crédito serão em cidades da Região Metropolitana de Curitiba: Pinhais (17 de maio), Fazenda Rio Grande (18 de maio) e São José dos Pinhais (19 de maio). 

"O evento é aberto e gratuito, destinado não só a empreendedores de pequenos negócios, mas a seus familiares e demais interessados. O foco é a informação sobre as melhores opções de crédito no mercado, a gestão financeira no dia a dia", detalha. 

Conforme Locatelli, além de oferecer subsídios para que o empresário tome a melhor decisão na obtenção do recurso, o Sebrae/PR tem especial preocupação em orientá-lo quanto à adequada aplicação dos valores. "Isso pode tornar a atividade empresarial mais rentável", justifica. 

O gerente-técnico do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do BC na regional de Curitiba, Rogério Mandelli Bisi, reforça que essas ações surgiram a partir de uma percepção do baixo nível de instrução do brasileiro com relação a contratação de operações de crédito. "O objetivo é municiar as pessoas com informações suficientes para tomar decisões se aquele crédito é o melhor, se vale a pena refinanciar, como sair do endividamento. Daremos noções gerais de investimento em uma linguagem simples, acessível a pessoas de qualquer faixa etária", explica. 

Bisi ressalta que a existência de um vasto leque de opções para microempreendedores individuais (MEI) - com faturamento anual máximo de R$ 60 mil - e para pequenas empresas estará em pauta nas palestras. "Existem linhas específicas, com condições especiais, além de cooperativas de crédito, por isso, é fundamental conhecer o mercado", afirma. 

Programação Nacional 

A primeira edição da Semana ENEF aconteceu em 2014, com mais de 170 eventos realizados em 17 estados brasileiros, entre palestras, cursos, gincanas, concursos culturais e workshops. Em 2015, foram mais de 500 eventos em todas as regiões do Brasil. 

A abertura oficial desta terceira edição ocorre no Edifício-sede do BC, em Brasília, no dia 16 de maio, a partir das 14h30. Além do presidente do CONEF e diretor de Relações Institucionais e Cidadania do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, estará presente o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, que falará sobre a inserção da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular. 

Na ocasião, representantes do Procon/Campinas e da Maurício de Sousa Produções apresentarão o Projeto Consumo Consciente com a Turma da Mônica, e o economista Samy Dana ministrará palestra sobre irracionalidade na tomada de decisões financeiras. 

A programação completa da Semana ENEF pode ser consultada, por estado, pelo portal semanaenef.gov.br/agenda-oficial/.  Com exceção de Cascavel, que terá evento pela manhã, as demais ações no Paraná serão sempre na parte da noite, a partir das 19 horas. As vagas são limitadas. Inscrições e informações sobre os locais podem ser obtidas pela Central de Atendimento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px