Segundo o consultor da entidade no município, Alan Debus, um dos principais desafios dos empresários de micro e pequenas empresas é que, normalmente, acumulam diversas funções em seus negócios. “Na maioria dos casos, é o próprio empresário quem recebe, compra, cobra, vende, entre outras atividades. Dessa forma, torna-se mais difícil fazer a gestão financeira da empresa, pois o tempo para se dedicar a essa tarefa tão importante acaba ficando mais curto”, explica.
Além da falta de tempo, complementa o consultor do Sebrae/PR, existem as dúvidas dos empresários quanto às análises de indicadores financeiros ou quais as estratégias mais adequadas para resolver seus problemas e ampliar seus negócios. “São exatamente essas dúvidas que a capacitação pretende sanar nos empresários. No treinamento, será possível compreender a importância da informação antes da tomada de decisão na área financeira”, destaca Alan Debus.
Temas como a visão holística sobre a gestão financeira da empresa, o controle de contas a receber e a pagar, o registro e movimentação de fluxo de caixa, controle de estoques e elaboração de plano de ação serão abordados e discutidos entre os participantes. “Os registros de informações financeiras são aliados dos empresários no momento de analisar o desempenho econômico e financeiro das empresas, bem como na hora de planejar estrategicamente a movimentação financeira futura dos negócios”, assinala Debus.
A capacitação em “Controles Financeiros Essenciais” será ministrada no escritório do Sebrae/PR em Toledo, que fica na Avenida Parigot de Souza, 2.339. As vagas são limitadas a 30 participantes e os interessados poderão fazer a inscrição até dia 20, diretamente no local. O investimento total para o treinamento é de R$ 90,00 por pessoa e mais informações podem ser solicitadas pelo telefone da entidade no município, que é o (45) 3252-0631.