O hip-hop é o grito das ruas. É feito de fé, raça, sucessos e fracassos. Vai além do ritmo e da poesia. Hip-hop é a luta por justiça. O grupo toledano 5ª Essência Fetter Company sabe bem o que é isso. A equipe participou em Maringá, no domingo (22), da primeira etapa do Festival Hip Hop Internacional Brasil e garantiu a vaga na categoria ‘Mega Crew’ para a final do Brasileiro, em São Sebastião, litoral de São Paulo. Depois disso? Tentar conquistar Las Vegas, baby.
No total, o grupo participou com 20 integrantes e disputou com oito equipes de todo o Brasil. Caso passe na final do Festival, a equipe embarca para competir no Mundial em Las Vegas, Estados Unidos. A professora fez uma avaliação positiva da competição. “Os jurados gostaram da nossa apresentação e disseram para acreditarmos que é possível. Participar destes festivais aumenta a confiança dos jovens e estimulam a praticar o hip-hop cada vez mais”.
Embora ainda haja muito preconceito em relação ao estilo, a professora Fernanda Fetter está confiante. “É uma oportunidade de mostrar e valorizar o trabalho que fazemos. Muitas pessoas não conhecem o hip-hop e ainda há a questão do preconceito do estilo, seja pelas roupas ou pelo cabelo”, apontou Fernanda. “Mas ainda assim buscamos apoio de pessoas que possam nos ajudar a competir”.
Em Toledo, Fernanda disse que houve uma evolução, apesar de muitas pessoas ainda julgarem sem conhecer. “Hoje é visto como moda, mas antes o hip-hop era muito marginalizado. Nós estamos presentes em vários festivais ou ocasiões culturais em Toledo e pretendemos continuar levando nossa arte para os quatro cantos da cidade e do país”.
A maioria dos praticantes da modalidade são jovens carentes, mas desde cedo aprendem que hip-hop é coisa séria. “Nos festivais têm sempre aqueles que dizem ‘Ah, eu deveria ter treinado mais’. É um modo de aprenderem que o estilo precisa de muita dedicação e esforço. Muitos deles começam a ter mais responsabilidades”, salientou Fernanda. “As famílias devem incentivar os seus filhos a praticarem o estilo e incentivar a arte em si”.
Fernanda citou que a equipe participará do Festival de Dança de Toledo, em agosto, além de outros festivais em Cianorte e Maringá. “O hip-hop em Toledo é forte. Já participamos em Florianópolis (SC) e na Argentina”.
Histórico
A 5ª Essência Fetter Company começou há 12 anos, no Colégio Dario Velloso, quando Fernanda Fetter foi convidada a dar aula. Os interessados em participar, podem comparecer ao Estúdio de Dança da companhia, localizado na Avenida São João, 6908 – Centro. As aulas são realizadas todos os dias (incluindo sábado e domingo), das 19h30 às 21h e no Centro da Juventude aos sábados das 09h às 17h.
Para participar do grupo em competições, basta o jovem fazer uma audição ou fazer parte da aula, onde será avaliado. “As aulas são onde nos encontramos para dançar. A 5ª essência é o nosso ser, o que temos de melhor. É uma família. Um ajuda ao outro”.